Comissão da Verdade relata detalhes sobre prisões e torturas na ditadura militar
A Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda voltou a ouvir testemunhas sobre episódios vividos por elas e por seus entes queridos na época da ditadura militar no Brasil, principalmente em episódios ocorridos em Alagoas. Na manhã desta quarta-feira (20) os membros estiveram reunidos no Palácio República dos Palmares para ouvir o depoente Mário Agra.
O conhecido político alagoano relatou o sofrimento dos irmãos Breno e Denis Agra, presos e torturados pelo regime. Ambos passaram nove meses encarcerados. “O Breno foi torturado por cerca de dez dias, e o Denis por dois meses”, afirmou Agra. Em detalhes, explicou que estava presente no momento da prisão de Breno, foi levado junto ao irmão e solto no meio do percurso.
O presidente da Comissão, Delson Lyra, afirmou que os depoimentos estiveram suspensos por questões de organização, mas que agora estão sendo retomados, reiniciado com Agra nesta quarta. A próxima reunião será no dia 27 deste mês e ouvirá mais depoentes, entre eles a família de Denisson Menezes.
Repúdio a Bolsonaro
Na ocasião, além de ouvir e documentar os relatos de Mário Agra, a Comissão redigiu uma nota de repúdio à fala do deputado federal Jair Messias Bolsonaro, que homenageou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, acusado de ser um dos maiores torturadores na época do regime militar, e lembrado pelo deputado no momento da votação pelo impedimento da presidente Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados, no último domingo (17).
“Foi uma declaração estúpida, irresponsável e criminosa, homenageando um emérito torturador e assassino”, ressaltou Delson Lyra. A nota será divulgada em breve.
Últimas notícias

Sesau assegura a transferência de mais um bebê cardiopata para realizar cirurgia em Recife

Mulher fica ferida ao ser atingida com capacete por companheira na Santa Lúcia

Programa de planejamento reprodutivo do Cria já inseriu mais de 1.350 DIUs em Alagoas

Ataque russo com drones em hospital militar e prédios deixa dois mortos e 30 feridos na Ucrânia

Corpo de jovem de 22 anos com marcas de tiros é encontrado por trás de shopping em Maceió

Homem é agredido por populares após ferir esposa com arma branca na Ponta Grossa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
