Comissão da Verdade relata detalhes sobre prisões e torturas na ditadura militar
A Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda voltou a ouvir testemunhas sobre episódios vividos por elas e por seus entes queridos na época da ditadura militar no Brasil, principalmente em episódios ocorridos em Alagoas. Na manhã desta quarta-feira (20) os membros estiveram reunidos no Palácio República dos Palmares para ouvir o depoente Mário Agra.
O conhecido político alagoano relatou o sofrimento dos irmãos Breno e Denis Agra, presos e torturados pelo regime. Ambos passaram nove meses encarcerados. “O Breno foi torturado por cerca de dez dias, e o Denis por dois meses”, afirmou Agra. Em detalhes, explicou que estava presente no momento da prisão de Breno, foi levado junto ao irmão e solto no meio do percurso.
O presidente da Comissão, Delson Lyra, afirmou que os depoimentos estiveram suspensos por questões de organização, mas que agora estão sendo retomados, reiniciado com Agra nesta quarta. A próxima reunião será no dia 27 deste mês e ouvirá mais depoentes, entre eles a família de Denisson Menezes.
Repúdio a Bolsonaro
Na ocasião, além de ouvir e documentar os relatos de Mário Agra, a Comissão redigiu uma nota de repúdio à fala do deputado federal Jair Messias Bolsonaro, que homenageou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, acusado de ser um dos maiores torturadores na época do regime militar, e lembrado pelo deputado no momento da votação pelo impedimento da presidente Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados, no último domingo (17).
“Foi uma declaração estúpida, irresponsável e criminosa, homenageando um emérito torturador e assassino”, ressaltou Delson Lyra. A nota será divulgada em breve.
Últimas notícias
Vizinho é preso ao tentar beijo forçado de menor no Litoral Norte de Maceió
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Polícia prende dois suspeitos de chacina ocorrida em Arapiraca em 2008
[Vídeo] Homem é preso após soldar porta da casa da ex durante briga por imóvel em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
