Alagoas

Técnicos do IMA monitoram recuperação de áreas degradadas em Satuba

Por 7 Segundos com Ascom IMA 15/07/2016 15h03
Técnicos do IMA monitoram recuperação de áreas degradadas em Satuba
Técnicos do IMA monitoram recuperação de áreas degradadas em Satuba - Foto: Ascom IMA

Após constatação de extração irregular de uma área vegetal no município de Satuba, denunciada ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), foi colocado em prática um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), na localidade, às margens do rio Mundaú. Uma equipe da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Instituto esteve no local para verificar o andamento da execução do PRAD.

Esta é a terceira verificação da área em três anos. Luise Andrade, consultora do setor de Gestão Florestal do IMA, afirma que o acompanhamento do plano não ocorre apenas no ato do plantio, mas é preciso periodicidade para saber se o PRAD está sendo executado nos parâmetros certos.
“É importante constatar se as mudas não estão sendo danificadas por animais, conferir se há um cercado, caso necessário, ou se há coroamento para evitar excesso de vegetação sufocando as mudas”, afirma.

Segundo a engenheira, o PRAD encontrava-se em boas condições, com mudas em altura ideal e com cercado para evitar a entrada de gado constatado na primeira vistoria, em 2014.

O Plano de Recuperação pode ser solicitado por órgãos ambientais também em situações de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente. Nesta situação, a licença passa a ser condicionante e sua renovação é feita apenas após a verificação da execução do PRAD.

O processo de monitoramento de PRADs pelo órgão tem a duração mínima de três anos. Na próxima semana, a equipe estará verificando outras áreas nos municípios de Penedo e Quebrangulo.