Técnicos do IMA monitoram recuperação de áreas degradadas em Satuba

Após constatação de extração irregular de uma área vegetal no município de Satuba, denunciada ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), foi colocado em prática um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), na localidade, às margens do rio Mundaú. Uma equipe da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Instituto esteve no local para verificar o andamento da execução do PRAD.
Esta é a terceira verificação da área em três anos. Luise Andrade, consultora do setor de Gestão Florestal do IMA, afirma que o acompanhamento do plano não ocorre apenas no ato do plantio, mas é preciso periodicidade para saber se o PRAD está sendo executado nos parâmetros certos.
“É importante constatar se as mudas não estão sendo danificadas por animais, conferir se há um cercado, caso necessário, ou se há coroamento para evitar excesso de vegetação sufocando as mudas”, afirma.
Segundo a engenheira, o PRAD encontrava-se em boas condições, com mudas em altura ideal e com cercado para evitar a entrada de gado constatado na primeira vistoria, em 2014.
O Plano de Recuperação pode ser solicitado por órgãos ambientais também em situações de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente. Nesta situação, a licença passa a ser condicionante e sua renovação é feita apenas após a verificação da execução do PRAD.
O processo de monitoramento de PRADs pelo órgão tem a duração mínima de três anos. Na próxima semana, a equipe estará verificando outras áreas nos municípios de Penedo e Quebrangulo.
Últimas notícias

Homem morre em piscina de chácara durante encontro com garotas de programas
Pai se ajoelha no local em que filho foi morto pela PM; despedida foi marcada por forte comoção em Palmeira dos Índios

Planos de saúde em Maceió são multados em mais de R$ 390 mil
Jovem de 24 anos morre atropelada no município de São Sebastião no Agreste de AL
Deputada Gabi Gonçalves anuncia bingo especial em homenagem ao Dia das Mães em Rio Largo

Suposta gravidez pode ter sido motivação do assassinato da adolescente Ana Beatriz, diz polícia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
