Candidatos a prefeitura de Maceió terão limite de R$ 4,5 mi; em Arapiraca valor é de R$ 1,9 mi
Valores foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta quarta-feira; veja a lista completa dos municípios alagoanos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quarta-feira (20) os limites de gastos de campanha que poderão ser feitos por candidatos a prefeito e a vereador nas eleições deste ano. A informação foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico. Em Maceió a disputa pela Prefeitura terá limite de cerca R$ 4,5 milhões e em Arapiraca de pouco mais de R$ 1,9 milhão.
As regras para os limites de gastos estão previstas na Lei das Eleições. Na tabela publicada nesta quarta-feira estão os valores atualizados, que levam em conta a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a divulgação do TSE, Maceió possui atualmente 579.962 eleitores aptos para votar no pleito deste ano, enquanto Arapiraca apresenta 135.998. Os candidatos precisam ficar atentos ao teto do valor que poderá ser utilizado para não cometerem irregularidades.
A capital de Alagoas se apresenta como uma das cidades onde há previsão de segundo turno, por isso dois valores foram estipulados. Os candidatos a Prefeitura de Maceió poderão gastar até R$ 4.504.729,69 em suas campanhas de 1º turno, já no segundo o valor cai para R$ 1.351.418,91. Arapiraca tem apenas previsão de 1º turno com teto para disputa a Prefeitura estipulado em R$ 1.963.837,57.
Já para disputa a câmara dos municípios, Maceió terá o teto no valor de R$220.429,76, enquanto em Arapiraca os candidatos a vereadores poderão gastar até R$83.333,25.
Além dos valores que podem ser gastos nas campanhas, os candidatos terão limites para a contratação de pessoal. De acordo com o TSE, a reforma eleitoral do ano passado estipulou os limites para a contratação direta ou terceirizada de pessoas para atividades de militância e também de mobilização de rua.
Confira a lista completa do limite de gastos para cada município alagoano.