Ibama emite nota técnica e atesta prejuízos para o Rio São Francisco com vazão reduzida
Segundo o Instituto, a crise está presente há pelo menos duas décadas; Ufal e UFS estudam o caso

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou nota técnica e atestou os prejuízos para o Rio São Francisco, que, atualmente, se encontra com a vazão reduzida. Segundo o documento, encaminhado, também, para a Agência Nacional de Águas (ANA), a crise da vazão hídrica no manancial está presente há pelos menos duas décadas, mas, nos anos de 2015 e 2016, têm se intensificado de maneira considerável.
O texto aponta a existência de estudos realizados pelas universidades federais de Alagoas (Ufal) e de Sergipe (UFS) que demonstram a percepção da população ribeirinha e dos pescadores da região quanto à diminuição do nível do rio. A indicação é de que a principal responsável pela situação é a usina hidrelétrica de Xingó, instalada entre os dois estados. A regional do Ibama confirma que vem atendendo aos pedidos da Diretoria de Licenciamento Ambiental do próprio órgão, em Brasília, para a realização de vistorias constantes a fim de embasar os posicionamentos frente ao setor elétrico, que solicita redução da vazão desde 2013.
A nota técnica do Ibama, encaminhada para a ANA, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e vários outros órgãos, atesta os sérios impactos ambientais provocados pela redução de vazão recorrente na defluência do rio.
“A cada nova redução os aspectos e impactos ambientais vêm se agravando, conforme vem sendo sistematicamente relatado nos documentos técnicos emitidos pela equipe de analistas ambientais da Superintendência de Sergipe”, afirma o documento assinado por dois analistas ambientais do órgão.
O setor elétrico havia anunciado a disponibilidade de solicitar a redução da vazão do rio do nível atual, de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), para 700 m³/s. A emissão da nota técnica impediu uma tomada de decisão na última reunião promovida pela ANA, segunda-feira (22.08), em Brasília. O assunto será pauta de novo encontro da agência federal com os órgãos relacionados ao assunto, na manhã do dia 29 próximo.
Últimas notícias

MP aciona Justiça por nova delegacia para crimes contra crianças e adolescentes

Hospital da Mulher de Alagoas é referência no diagnóstico e tratamento da endometriose

Vagas home office para call center estão com inscrições abertas em Maceió

Sesau e DEA garantem transferência de bebê cardiopata para realização de cirurgia em Pernambuco

Câmara de Palmeira discute projeto que pode restringir participação de autônomos em plataformas de corrida por aplicativo

“Padrão PT de corrupção”: Deputado Cabo Bebeto denuncia nova fraude no INSS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
