Secretaria de Saúde alerta para cuidados com a visão na infância

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta e alerta pais e responsáveis sobre a importância dos cuidados com a visão das crianças. Uma das medidas eficazes para detecção de problemas é o “teste do olhinho”, que deve ser feito em todas as maternidades.
De acordo com a pediatra e coordenadora da Rede Cegonha em Alagoas, Syrlene Patriota, é obrigatório o teste em recém-nascidos. “O teste é obrigatório e importantíssimo e realiza um diagnóstico precoce de problemas como catarata, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, entre outros”, afirmou a médica.
A pediatra ressaltou que mesmo que o teste não indique nenhum problema com a criança, os pais devem fazer uma primeira consulta oftalmológica no bebê ao completar o primeiro ano de vida. “O profissional especializado fará investigações e constatará a necessidade do uso de lentes corretivas e seus tratamentos, além de oferecer orientações aos pais sobre os cuidados com a saúde visual de suas crianças”, destacou Syrlene Patriota.
Após a primeira consulta e, caso não seja identificada nenhuma patologia, os pais devem retornar ao consultório quando os filhos estiverem em idade pré-escolar. “Os pais devem estar particularmente atentos a sinais como dores de cabeça, sentar muito próximo à televisão, coçar os olhos, sensibilidade excessiva à luz, dificuldades de aprendizagem ou acompanhamento das atividades escolares”, esclareceu.
Já a oftalmologista Daniela Lyra ressaltou que outro ponto importante que deve ser observado pelos profissionais de saúde é a realização de um exame oftalmológico em bebês prematuros.
“A avaliação é imprescindível para o diagnóstico da retinopatia da prematuridade que é uma patologia causada devido à imaturidade dos vasos sanguíneos que são desenvolvidos até o final da gestação. As consequências do problema são graves podendo causar deslocamento de retina e perda de visão”, esclareceu a oftalmologista.
A médica ressaltou que a Maternidade Escola Santa Mônica possui profissionais capacitados para o diagnóstico e estrutura para fazer os procedimentos cirúrgicos reparadores.
“A Santa Mônica é hoje a referência estadual nesse tipo de atendimento e possui um programa de atenção à saúde visual de recém-nascidos reconhecido em todo o país”, ressaltou a médica.
Últimas notícias

Agressores de mulheres podem pagar conta do SUS por gastos com vítima em Maceió
Clayton Santos toma posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados

Estrela conservadora em ascensão surpreende pela altura, reclama de bullying e diz que deseja ser premier britânico

MPAL cobra responsabilidade do CIGRES e alerta sobre riscos na gestão do aterro sanitário no Sertão

Ilumina restabelece iluminação pública em trecho da Avenida Assis Chateaubriand

MPAL cobra responsabilidade do CIGRES e alerta sobre riscos na gestão do aterro sanitário no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
