Procuradoria Regional Eleitoral alerta os eleitores sobre voto consciente e sobre dia da votação
A Procuradoria Regional Eleitoral, diante da proximidade das eleições, orienta a população sobre a importância do voto e do cuidado com as eleições municipais.
Apesar de pesquisas mostrarem que o eleitorado brasileiro passa por uma fase de profunda descrença no sistema eleitoral e nos políticos em geral, também é o momento em que a população tem cobrado mais ações de combate à corrupção e conduta ética no trato do dinheiro público. Assim, o Ministério Público Eleitoral, por meio do procurador regional eleitoral Marcial Duarte Coêlho, alerta para o importante momento que se aproxima.
A compra e a venda de votos é crime e tornou-se um problema cultural no Brasil, que apenas acabará quando houver uma mudança no comportamento do eleitor. Muitos ainda desconfiam da urna eletrônica, mas ela é segura e inviolável. O eleitor possui a garantia constitucional de que seu voto é secreto e que não será violado o sigilo.
Por diversas razões, o eleitor se vê comprometido com políticos que não agem conforme seus princípios, e estes eleitores são – em regra – os que mais precisam e dependem de políticas públicas de qualidade. O Ministério Público Eleitoral atua em defesa do Estado Democrático de Direito e das garantias constitucionais, por isso é tão importante orientar o eleitor a votarem de forma livre e consciente, sem medo de que seu voto seja descoberto por candidatos.
O MPE preocupa-se com um pleito correto, regular, igual, justo, entre todos os candidatos. O Brasil vive um momento especial de combate à corrupção, os candidatos estão muito bem assessorados juridicamente e um fiscaliza o outro, assim como os eleitores que possuem mecanismos muito eficientes de denúncia, por tudo isso nunca foi tão ágil a resposta da Justiça à denúncia que vem do eleitor.
Orientações aos eleitores para o dia da votação
A Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas, através do procurador regional eleitoral Marcial Duarte Coêlho, divulga orientações eleitorais à sociedade e à imprensa, tendo em vista a proximidade do dia das eleições 2016:
1) Não esquecer: documento de identificação com foto, além do título de eleitor. Todas as sessões eleitorais contarão com a lista de nome e número dos candidatos, mas levar “cola”, com números de seus candidatos facilita e agiliza a votação;
2) Somente é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos (art.39-A da Lei nº 9.504/97);
3) É crime a doação e recebimento de qualquer bem ou vantagem em troca de voto, nos termos do art. 299 do Código Eleitoral;
4) É proibida a aglomeração de eleitores no dia do pleito até o término do horário de votação de modo a caracterizar manifestação coletiva (“boca de urna”) - art. 49, §1º da Resolução TSE nº 23.404/2014; É crime eleitoral promover a aglomeração de eleitores com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto (art. 302 do Código Eleitoral);
5) É vedada, desde 48 horas antes até 24 horas depois da eleição, a veiculação de qualquer propaganda política no rádio ou na televisão – incluídos, entre outros, as rádios comunitárias e os canais de televisão que operam em UHF, VHF e por assinatura – e, ainda, a realização de comícios ou reuniões públicas, ressalvada a propaganda na internet (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único, e Lei nº 12.034/2009, art. 7º);
6) Somente é permitido distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata e uso de carro de som até as 22 horas do dia 1o. de outubro de 2016, observados os limites estabelecidos na Lei nº 9.504/97 (art. 10, §6º da Resolução TSE nº 23.404/2014);
7) É proibido fazer transporte de eleitores, assim como fornecer refeições a eleitores (art. 5º e 10º da Lei nº 6.091/74).
Fique por dentro das eleições
O primeiro turno será dia 2/10, mas a propaganda em TV e rádio termina dia 29/09, próxima quinta-feira. A propaganda obrigatória gratuita em meios de comunicação é um meio para conhecer os candidatos e suas propostas, mas hoje é possível descobrir quem são os candidatos, suas opiniões e o que já fez no passado com uma rápida pesquisa na internet.
Dia 29 também é o último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até 7h do dia 30 de setembro.
Sexta-feira (30) é o último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral.
Sábado (1o) é o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22h. Também até às 22h, a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
Dúvidas de eleitores, profissionais de direito e de comunicação podem ser tirar através da cartilha eleitoral elaborada pelo Ministério Público Federal, disponível em nosso site: www.mpf.mp.br/al
Denúncias podem ser feitas através do portal http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac, presencialmente em uma das unidades do MPF em Alagoas (Maceió e Arapiraca), ou através dos aplicativos de smartphones Pardal ou SAC MPF. Telefone (82) 2121.1400.
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
