Crea fiscaliza edificações próximas a linha de alta tensão
Junto da Eletrobras, o Conselho vai provocar a Prefeitura de Maceió e o Ministério Público para agir conjuntamente na prevenção de acidentes

Ao tempo em que novas regiões de Maceió vão se desenvolvendo, o risco de construções em locais inapropriados vai aumentando. Por isso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) esteve, nesta terça-feira (1º), no bairro do sitio São Jorge, junto com os técnicos da Eletrobras, para fiscalizar proprietários que estão construindo irregularmente edificações em áreas de risco, mais precisamente abaixo dos postes de alta tensão.
Provocado pela Eletrobras, os fiscais do Crea compareceram nesta manhã ao local e constataram o tamanho do risco: Casas a menos de dois metros de distância de uma grande linha de transmissão que carrega uma voltagem de 69 mil Kv (quilowatts). “O suficiente para incendiar qualquer coisa que venha tocar, inclusive podendo matar qualquer ser humano instantaneamente”, garantiu o técnico da Eletrobras.
Buscando coibir e orientar sobre os riscos das construções clandestinas, o Crea e a Eletrobrás em breve estarão entrando em contato com a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) e o Ministério Público, ambos com o poder do embargo, para, numa fiscalização conjunta, averiguar qualquer tipo de construção próximas a redes de transmissão que venha gerar risco a vida humana.
“Viemos aqui para confirmar o risco que os moradores estão correndo por falta de informação. O ideal é que a SMCCU e o Ministério Público venham ao local e tomem as medidas cabíveis. Estamos fiscalizando o proprietário da residência pela construção que inflige a faixa de segurança e autuaremos conforme nossa competência”, disse o gerente de fiscalização do Crea, Rafael Helvis.
O técnico do departamento de planejamento da Eletrobras, Deraldo Camerino, adiantou que o primeiro contato foi feito com o Crea, que atendeu prontamente a solicitação. “Queremos provocar uma reunião entre SMCCU, Crea e Ministério público para serem tomadas providências. Invadir as linhas de transmissões é um risco de vida muito grande, podendo também prejudicar o abastecimento de energia da cidade”, alertou.
Últimas notícias

Lula lidera em todos os cenários para 2026, diz Datafolha

Ação integrada apreende veículos irregulares e reforça segurança aquaviária em Maragogi
![[Vídeo] Avião faz pouso forçado entre carros e caminhões em rodovia](https://img.7segundos.com.br/g3RE3WLIPV610XBBUTjy0i5B2Wk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/c2d49e52c1cbbb00b1cce9a1f50e2bec.avif)
[Vídeo] Avião faz pouso forçado entre carros e caminhões em rodovia

Boi descontrolado assusta populares e ataca mulher no município de Satuba

CNJ proíbe tribunais de prender para cumprimento de pena nos regimes aberto e semiaberto

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
