Educação

Confira dicas de temas que podem cair na prova de redação do Enem

Por Redação com Ne10 03/11/2016 20h08
Confira dicas de temas que podem cair na prova de redação do Enem

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos elementos da avaliação que mais desperta a expectativa dos participantes. Pensando nisso, o professor de Redação do Colégio GGE, Adalto Farias, dá dicas de assuntos que podem cair na prova de produção textual.

Segundo o educador, tentar relacionar áreas do conhecimento e pensar em propostas interventivas que sejam práticas, possíveis e que levem em consideração a realidade brasileira são recursos imprescindíveis para obter-se uma nota 1000 na redação.

“O exame costuma trazer temas que se enquadram no perfil contemporâneo e atual, que possuam o cenário brasileiro como pano de fundo e que sejam um problema ou relativo a um problema social”, afirmou. Confira abaixo os cinco temas considerados pelo professor:

1. Mobilidade urbana

Para Adalto, a mobilidade urbana é um assunto sempre presente na realidade e que, até então, não foi trabalhado pelo exame. “O Brasil é um cenário muito fértil para se trabalhar mobilidade urbana principalmente por causa da crise de transportes e locomoção que enfrentamos”, declarou.

2. Descarte indevido de lixo

Além de ser atual, o tema do descarte indevido de lixo pode cair na prova por se relacionar à questão ambiental, segundo o professor. “O Enem gosta de trabalhar o perfil ambiental pela possibilidade de relacioná-lo a uma área do conhecimento e à questões socioeconômicas. Além de envolver o assunto da sustentabilidade, que a prova também gosta de abordar”.

3. Acessibilidade

De acordo com o professor do GGE, o Enem pode aproveitar o ensejo das Olimpíadas e das Paralimpíadas deste ano para trazer o tema da acessibilidade na redação. “É provável que apareça na prova a questão de dar maiores oportunidades a portadores de necessidades especiais”, opinou.

4. Obesidade

Dos temas de saúde pública, o que trata da obesidade ainda não foi abordado pelo Enem nem por nenhum outro vestibular, segundo o professor de Redação. “Cabe ressaltar que desde 2010 o Brasil é considerado um país com maior parte da população com sobrepeso”, ponderou.

5. Bullying

Segundo o professor, o tema do bullying na redação do Enem já é esperado há algum tempo pelo meio acadêmico. “O bullying trata de uma parcela da sociedade que é vítima, e uma das particularidades do exame é abordar temas que dizem respeito aos Direitos Humanos”, afirmou Adalto.

O professor ainda reitera que pensar numa argumentação com alta informatividade, com exemplos e associações novas, utilizando dados estatísticos e citações a autoridades é sinônimo de sucesso garantido na redação do Enem.

Lembrando que dar título à produção textual é opcional, mas escrever com letra legível é pré-requisito para que a prova seja corrigida.