Menino que ajudou no resgate de chapecoenses é recebido em tapete vermelho no Brasil
Chegada de colombianos teve gafe do ministro brasileiro
Desembarcaram na base aérea militar de Brasília na manhã desta sexta-feira (16) os colombianos, civis ou militares, que contribuíram no resgate às vítimas da tragédia do avião da Chapecoense, que ocorreu em 29 de novembro. O grupo chegou em um voo que aterrissou às 9h48 (de Brasília), após cinco horas de viagem desde Bogotá. Dentro dele estava o menino Johan Alexis Ramírez Castro, de 15 anos, conhecido como o "anjo" que foi um dos primeiros a ajudar no dia do acidente.
"É minha primeira vez aqui. Estou muito feliz porque é a primeira vez que viajo de avião, mas para podermos andar de avião e virmos a outro país a única forma foi por meio de uma tragédia. Me dói", disse Johan Alexis após a aterrissagem. Ele receberá a Ordem do Rio Branco em cerimônia às 16h, que terá presença do presidente Michel Temer. A condecoração também será entregue a outros convidados, assim como a Ordem do Mérito da Defesa.
Os visitantes foram recebidos com tapete vermelho na saída do avião. O ministro da defesa Raul Jungmann e o embaixador da Colômbia no Brasil Alejandro Borda estavam presentes no local na chegada da aeronave. Jungmann, inclusive, protagonizou uma gafe ao comentar a chegada dos colombianos ao Brasil.
"O governo, do presidente Juan Manuel Santos, das autoridades policiais, forças armadas, que não mediram esforços, trabalhando noite e dia para que tudo pudesse ocorrer ao tempo e a hora. De forma que este é um gesto de gratidão para com o afeto e o carinho do povo boliviano para com os brasileiros nessa hora tão dolorida, sofrida", afirmou Jungmann, confundindo a nacionalidade dos visitantes.
"Nada mais justo do que homenageá-los, o que será feito logo mais pelo presidente Temer e dizer a eles que o Brasil os recebe de braços e coração aberto e com imensa gratidão pela solidariedade que depois se estendeu a todo mundo. Dentro dessa tristeza, disso tudo, um momento de alegria, confraternização, paz e proximidade entre Brasil e Colômbia que agora estão muito mais juntos", completou.
Federico Gutiérrez Zuluaga, prefeito de Medellín que receberá a Ordem de Rio Branco, comentou como o comportamento do povo da cidade perante a tragédia mudou a percepção sobre ela, famosa por seu vínculo com o narcotráfico no passado.
"A solidariedade do povo colombiano ajuda a mudar a percepção das pessoas em relação ao nosso país, que muita gente acha que é só narcotráfico ou drogas, mas sim solidariedade. Isso que a gente viu agora é a Colômbia, ajuda mútua, solidariedade, pois somos irmãos Brasil e Colômbia", declarou o político.
Além do "anjo" Johan Alexis e de Zuluaga, serão homenageados com a Ordem de Rio Branco a secretária de Governo de Antioquia, Victoria Eugenia Ramírez Velez; o diretor executivo da Agência de Cooperação de Medellín e Área Metropolitana, Sergio Escobar Solórzano; o diretor do Departamento Administrativo de Gestão de Risco e Atenção a Desastres de Medellín; a apresentadora da TV Caracol e ainda o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.
O general Carlos Eduardo Bueno, comandante da Força Aérea Colombiana, o general Jorge Hernando Nieto Rojas, comandante geral da Polícia Nacional, o coronel Fábio Alberto Sánchez Montoya, chefe do Comando Aéreo de Combate (Base Aérea Rio Negro), Gustavo Villegas Restrepo, secretário de Segurança e Convivência de Medellín, e Juan David Arteaga Florez, subsecretário de Proteção Social de Antióquia, receberão a Ordem do Mérito de Defesa.
A cidade de Medellín também foi condecorada, recebendo a insígnia da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
Após o término dos eventos oficiais na capital brasileira, os convidados retornarão à base aérea e pegarão um voo de volta para a Colômbia.
Últimas notícias
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço
Outubro Rosa: como receber o auxílio-doença em tratamento de câncer
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
