Capital

Segurança Pública solicita transferência de 20 detentos para penitenciárias federais

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 16/01/2017 14h02
Segurança Pública solicita transferência de 20 detentos para penitenciárias federais
Para o Secretário de Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio de Freias, as medidas são necessárias para manter a ordem e evitar conflitos - Foto: Ascom Seris

Cerca de 500 presos foram transferidos do sistema prisional, da capital e do interior de Alagoas, na manhã desta segunda-feira (23). A movimentação ocorreu para prevenir conflitos, evitar mortes nos presídios e garantir a segurança da população e servidores. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), solicitou a transferência de 20 detentos identificados como lideranças criminosas para penitenciárias federais. 

 “O Governador Renan Filho determinou que a secretaria realizasse diversas ações nas unidades prisionais, como vistorias, transferências de líderes criminosos, assim como movimentações internas para garantir a ordem nas unidades e a segurança da população”, afirmou o secretário de Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio de Freias. “Queremos evitar mortes e conflitos no sistema prisional devido a essa guerra declarada de facções criminosas que assola todo o país e que já culminou na morte de mais de 120 presos em diferentes Estados”, concluiu.

Participam da operação o Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), 10 guarnições do Batalhão de Operações Especiais (Bope), dois helicópteros do Grupamento Aéreo, sete guarnições do Batalhão Rodoviário e unidades de resgata do Corpo de Bombeiros. Além disso, a equipe de segurança contará com o apoio de sete ônibus para o deslocamento durante a operação.

Integração

No último domingo (15), a Seris, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, realizou mais uma megaoperação no complexo penitenciário. Durante o procedimento, 540 internos dos Presídios de Segurança Máxima, Baldomero Cavalcanti e Casa de Custódia da Capital foram transferidos para Penitenciária de Segurança Máxima.