Justiça

Sindapen formaliza denúncia contra juiz acusado de favorecer integrantes do PCC

Corregedoria-geral instaurou sindicância para apurar denúncias feitas pelo sindicato

Por 7 Segundos com TJ/AL 17/01/2017 17h05
Sindapen formaliza denúncia contra juiz acusado de favorecer integrantes do PCC
Presidente do Sindapen, Kleyton Anderson, formalizou denúncias junto à Corregedoria - Foto: Assessoria

?O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Paulo Lima, recebeu, nesta terça-feira (17), o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado (Sindapen/AL), Kleyton Anderson, que formalizou as denúncias envolvendo o juiz titular da 16ª Vara Criminal da Capital - Execuções Penais - José Braga Neto.

O corregedor ressaltou que, diante das informações divulgadas na imprensa sobre o caso à época, a Corregedoria-Geral da Justiça instaurou sindicância para apurar as denúncias, de acordo com a portaria nº 16/2017, publicada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 11 deste mês.

O caso

O Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas denunciou, em uma entrevista coletiva que aconteceu na manhã do último dia 9, em Maceió, o filho de um juiz que é suspeito de promover regalias para membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Estado.

De acordo com o Sindapen, o advogado Hugo Soares Braga, filho do juiz José Braga Neto, titular da Vara de Execuções Penais, estaria tendo livre acesso aos presídios e defenderia os principais nomes do PCC em Alagoas. Uma das principais ações de Hugo seria permitir, de maneira ilegal, a entrada de eletrônicos e alimentos nos presídios visando beneficiar os criminosos.

Outra irregularidade constatada pelo sindicato foi a facilitação no processo de transferência de reeducandos de uma presídio para outro. O presidente do Sindapen, Cleyton Anderson, afirmou que muitos detentos foram transferidos do Presídio do Agreste para a capital com o objetivo de obter mais regalias como maior facilidade de comunicação.