Alagoas registra queda nos casos de dengue em Alagoas, diz Sesau
Notificações da doença diminuíram em relação a 2015, mas população deve continuar em alerta
Alagoas registrou, em 2016, 21.940 casos de dengue em todos os municípios do Estado. As notificações da doença diminuíram em relação ao ano de 2015, mas a população deve continuar em alerta no combate ao mosquito aedes egypti. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Em 2015, segundo o levantamento realizado pela pasta, foram contabilizados 37.050 casos. A relação da quantidade de ocorrências de um ano para o outro reduziu em 15.110 registros. De acordo com a gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis da Sesau, Danielle Castanha, os números são uma boa notícia, mas a população deve permanecer em alerta.
“A população alagoana deve continuar atenta e evitar o acúmulo de água parada especialmente em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros”, explicou a gerente.
“A informação é a principal arma contra o mosquito transmissor. As ações contra a dengue só realizam sua tarefa com efetividade quando a população entende o seu papel e o exerce com responsabilidade e cidadania”, reforçou.
A gerente lembrou, ainda, que no ano passado foi organizada uma força-tarefa formada por representantes do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e técnicos da Sesau, que atuaram na identificação de focos na capital alagoana.