Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico em Alagoas celebra a grande festa popular
A iniciativa tem como proposta rechear a Casa do Patrimônio de fantasias, cores e toda a diversão ligada ao Carnaval

As manifestações carnavalescas fazem parte do nosso repositório de expressões culturais e carregam consigo sentimentos de pertencimento e identidade de muitas comunidades. Nesse contexto, reconhecendo a multiplicidade da festa, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico em Alagoas (Iphan AL) recebe uma exposição sobre o período de formação do Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe, além do já tradicional Bailinho do Filhinhos.
A abertura da exposição acontece no dia 15 de fevereiro, às 19h, na Casa do Patrimônio de Maceió, localizada na Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá, estando aberta à visitação até 13 de março, de terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h. Com curadoria da museóloga Carmem Lúcia Dantas, a mostra apresenta registros fotográficos e documentais da 1ª fase (1983 – 1985) do Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe que mobiliza um apaixonado grupo de foliões a festejar pelas ruas do bairro histórico.
“Essa exposição resulta de um projeto que tem como objetivo apresentar o momento de surgimento do bloco na capital, ao mesmo tempo em que pretende homenageá-lo. Foi um período de inquietação, marcado por um movimento, em especial, do teatro alagoano de contracultura”, conta Ronaldo de Andrade, diretor teatral e autor da peça “Estrela Radiosa”, de 1982.
Na noite do dia 17 de fevereiro, após os desfiles das prévias carnavalescas no bairro do Jaraguá, o bloco concluirá seu percurso na Casa do Patrimônio, que passará a abrigar o restante da exposição, composta pelos estandartes e boneca símbolo do grupo.
Para os pequenos maceioenses o Iphan Alagoas irá promover o Bailinho dos Filhinhos. A festa terá início às 15h, no dia 27 de fevereiro, na Casa do Patrimônio, e contará com músicas, brincadeiras e outras atividades. A iniciativa além de celebrar uma das manifestações culturais mais reconhecidas do país, tem como proposta rechear a Casa de crianças, fantasias, cores e toda a diversão ligada a esta data.
Patrimônio e exposições
Projeto de fomento ao diálogo entre o Iphan e a sociedade, a Casa do Patrimônio de Maceió não se restringe às suas instalações físicas e visa interligar experiências e espaços que promovam práticas e atividades de valorização do patrimônio cultural.
Esta interação em parte é promovida pela movimentação do espaço de exposição permanente, hoje ocupado pela exposição 'A Invenção da Terra', que contém parte do acervo de esculturas da artista plástica e colecionadora Tânia de Maya Pedrosa, e também por meio do espaço de exposições temporárias.
Desta forma, receber uma mostra que contempla uma das maiores manifestações culturais de nosso país é se conectar com as expressões de nosso povo e cooperar no reconhecimento e divulgação desta grande festa popular - o Carnaval.
Serviço
Exposição Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe
Inauguração: 15 de fevereiro, às 19h
Local: Casa do Patrimônio em Maceió
Rua Sá e Albuquerque, 157, bairro do Jaraguá
Visitação: 16 de fevereiro a 13 de março de 2017
Horários: Terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h
Bailinho dos Filhinhos
Data: 27 de fevereiro
Horário: 15h às 18h
Local: Casa do Patrimônio em Maceió
Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá
Últimas notícias

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado

Deputado Leonam cobra reforço policial na faixa de areia para coibir crimes em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
