Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico em Alagoas celebra a grande festa popular
A iniciativa tem como proposta rechear a Casa do Patrimônio de fantasias, cores e toda a diversão ligada ao Carnaval

As manifestações carnavalescas fazem parte do nosso repositório de expressões culturais e carregam consigo sentimentos de pertencimento e identidade de muitas comunidades. Nesse contexto, reconhecendo a multiplicidade da festa, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico em Alagoas (Iphan AL) recebe uma exposição sobre o período de formação do Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe, além do já tradicional Bailinho do Filhinhos.
A abertura da exposição acontece no dia 15 de fevereiro, às 19h, na Casa do Patrimônio de Maceió, localizada na Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá, estando aberta à visitação até 13 de março, de terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h. Com curadoria da museóloga Carmem Lúcia Dantas, a mostra apresenta registros fotográficos e documentais da 1ª fase (1983 – 1985) do Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe que mobiliza um apaixonado grupo de foliões a festejar pelas ruas do bairro histórico.
“Essa exposição resulta de um projeto que tem como objetivo apresentar o momento de surgimento do bloco na capital, ao mesmo tempo em que pretende homenageá-lo. Foi um período de inquietação, marcado por um movimento, em especial, do teatro alagoano de contracultura”, conta Ronaldo de Andrade, diretor teatral e autor da peça “Estrela Radiosa”, de 1982.
Na noite do dia 17 de fevereiro, após os desfiles das prévias carnavalescas no bairro do Jaraguá, o bloco concluirá seu percurso na Casa do Patrimônio, que passará a abrigar o restante da exposição, composta pelos estandartes e boneca símbolo do grupo.
Para os pequenos maceioenses o Iphan Alagoas irá promover o Bailinho dos Filhinhos. A festa terá início às 15h, no dia 27 de fevereiro, na Casa do Patrimônio, e contará com músicas, brincadeiras e outras atividades. A iniciativa além de celebrar uma das manifestações culturais mais reconhecidas do país, tem como proposta rechear a Casa de crianças, fantasias, cores e toda a diversão ligada a esta data.
Patrimônio e exposições
Projeto de fomento ao diálogo entre o Iphan e a sociedade, a Casa do Patrimônio de Maceió não se restringe às suas instalações físicas e visa interligar experiências e espaços que promovam práticas e atividades de valorização do patrimônio cultural.
Esta interação em parte é promovida pela movimentação do espaço de exposição permanente, hoje ocupado pela exposição 'A Invenção da Terra', que contém parte do acervo de esculturas da artista plástica e colecionadora Tânia de Maya Pedrosa, e também por meio do espaço de exposições temporárias.
Desta forma, receber uma mostra que contempla uma das maiores manifestações culturais de nosso país é se conectar com as expressões de nosso povo e cooperar no reconhecimento e divulgação desta grande festa popular - o Carnaval.
Serviço
Exposição Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe
Inauguração: 15 de fevereiro, às 19h
Local: Casa do Patrimônio em Maceió
Rua Sá e Albuquerque, 157, bairro do Jaraguá
Visitação: 16 de fevereiro a 13 de março de 2017
Horários: Terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h
Bailinho dos Filhinhos
Data: 27 de fevereiro
Horário: 15h às 18h
Local: Casa do Patrimônio em Maceió
Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
