Saúde

Alagoas tem 376 casos suspeitos de microcefalia notificados

Por com Laíse Teixeira com Sesau 14/02/2017 11h11
Alagoas tem 376 casos suspeitos de microcefalia notificados
Mosquito transmissor do Zika Vírus - Foto: Internet

Segundo dados do Ministério da Saúde, o estado de Alagoas conta com 376 casos suspeitos de microcefalia notificados, destes, 51 estão sendo investigados, 90 foram confirmados e 235 estão descartados do problema, de acordo com dados de 2016/2017. A microcefalia é causada pelo zika vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

No estado, as unidades de saúde destinadas ao atendimento às crianças com microcefalia são o Hospital Geral do Estado (HGE), onde é realizada a tomografia computadorizada para fechamento do diagnóstico, além dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), localizados em Maceió - para atender os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde - e Arapiraca - para atender os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), o órgão está investindo na capacitação de agentes de endemias municipais, além de realizar diversas ações em todo o estado, como mutirões para o recolhimento de pneus e desenvolveu o aplicativo Juntos pela Saúde, uma iniciativa para que a sociedade possa denunciar focos do mosquito.

Outra ação desenvolvida pela Sesau no combate a proliferação do mosquito é o serviço de drone, onde são visualizados e localizados focos do mosquito em residências fechadas/abandonadas e locais de difícil acesso. A secretaria desenvolveu um Protocolo Clínico da Microcefalia para os técnicos dos 102 municípios.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif