Alagoas tem 376 casos suspeitos de microcefalia notificados
Segundo dados do Ministério da Saúde, o estado de Alagoas conta com 376 casos suspeitos de microcefalia notificados, destes, 51 estão sendo investigados, 90 foram confirmados e 235 estão descartados do problema, de acordo com dados de 2016/2017. A microcefalia é causada pelo zika vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.
No estado, as unidades de saúde destinadas ao atendimento às crianças com microcefalia são o Hospital Geral do Estado (HGE), onde é realizada a tomografia computadorizada para fechamento do diagnóstico, além dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), localizados em Maceió - para atender os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde - e Arapiraca - para atender os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), o órgão está investindo na capacitação de agentes de endemias municipais, além de realizar diversas ações em todo o estado, como mutirões para o recolhimento de pneus e desenvolveu o aplicativo Juntos pela Saúde, uma iniciativa para que a sociedade possa denunciar focos do mosquito.
Outra ação desenvolvida pela Sesau no combate a proliferação do mosquito é o serviço de drone, onde são visualizados e localizados focos do mosquito em residências fechadas/abandonadas e locais de difícil acesso. A secretaria desenvolveu um Protocolo Clínico da Microcefalia para os técnicos dos 102 municípios.

Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
