Órgãos se unem para garantir a destinação correta de embalagens de óleos lubrificantes em AL
"Jogue Limpo" visa incentivar população sobre o destino regular de embalagens de óleo lubrificantes
A fiscalização nas oficinas mecânicas e nos postos de combustíveis com o intuito de impedir o descarte irregular de óleos lubrificantes e plásticos no meio ambiente aumentou nos últimos anos. Uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto 'Jogue Limpo' promete reciclar e ao mesmo tempo monitorar estabelecimentos comerciais em Maceió e de Arapiraca. O trabalho é iniciativa do Instituto, criado por grandes fabricantes de óleo, que atuam em 14 estados do Brasil. Nos pontos geradores, como postos de combustíveis, a coleta já é feita normalmente. A novidade, porém, são os postos de coleta em estabelecimentos menores, como oficinas. A capital é a cidade pioneira na iniciativa.
Empresário e dono de uma oficina de troca de óleo voluntária de Maceió, Roberto Leite, faz parte do projeto. "Na epóca que eu fundei a empresa, eu não tinha conhecimento total do que era o meio ambiente em si. Foi através de uma fiscalização que eu passei a contribuir e com o intuito de apoiar o 'Jogue Limpo'. A Semarh firmou um compromisso com a Jogue Limpo e juntas acompanham os pontos de coleta. Segundo a gerente de resíduos sólidos da Semarh, Elaine Melo, muita gente não tem consciência do quanto é nocivo o descarte irregular dos resíduos, mesmos vazios. "O vasilhame é reciclável, vira outro material", afirmou.
Como funciona a coleta:
Os caminhões especializados visitam de forma programada os pontos cadastrados e recolhem os plásticos para as Centrais de Recebimento, onde o material é prensado, armazenado e remetido a uma recicladora. Na recicladora, o material é triturado e depois de submetido a um processo de descontaminação do óleo lubrificante residual, passa pelo processo de extrusão para ser transformado em matéria-prima para de novas embalagens e outros produtos plásticos, retornando à cadeia de produção. Dessa forma, cria-se um ciclo virtuoso que evita o desperdício de um material plástico derivado do petróleo e que se fosse jogado na natureza teria um período de degradação na faixa de 400 anos.
Confira os pontos de coleta em Maceió:
Paradão do Óleo
Bairro Levada- Maceió- AL
Avenida Senador Rui Palmeira,148 - cep. 57017-175
Tel. 82- 32237400
Troca Fácil Comércio Automotivos Ltda ME
Bairro Serraria- Maceió- AL
Av. Menino Marcelo, 2040- cep. 57046-000
Tel. 82- 30212040
Ladeirão do Óleo
Bairro Jacintinho - Maceió- AL
Av. Juca Sampaio,59- cep. 57040-600
Tel. 82- 33253148
Unicompra Praia
Bairro Ponta Verde- Maceió- AL
Rua Durval Guimaraes,S/N - cep. 57035-060
Tel. 82- 3327-8455.