Movimento cria petição para impedir a construção do Marco Referencial no Alagoinhas
Após mais de 10 anos, o governador Renan Filho autorizou a ordem de serviço para a construção do Marco Referencial do Alagoinhas, na Ponta Verde, em Maceió, em dezembro de 2016, mas já têm opositores que não querem a construção do projeto urbanístico. Um grupo de arquitetos e urbanistas se reuniu e criou uma petição reivindicando a paralisação imediata da obra. O número de assinaturas já passa dos 680.
Petição: Ministério Público Federal: Embargo da obra do Marco Referencial de Maceió
O objetivo é colher mais de mil assinaturas para serem enviadas ao Ministério Público Federal (MPF). A frente da ação está o movimento “Abrace o Alagoinhas”. Segundo ele, o objetivo é dialogar com o poder público e a população para decidir o destino do espaço que fica na orla marítima da praia de Ponta de Verde.
O grupo defende a existência de um concurso público de projetos, para que a escolha seja democrática e tenha participação da população.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de Alagoas, se posicionou contra o Marco Referencial, para defender a criação do concurso de projetos abertos para todo o Brasil. De acordo com a presidente do órgão, Tânia Gusmão, o conselho desaprova o modo como a construção foi viabilizada. Ela acredita que é preciso maior transparência no processo de construção da obra.
“Somos a favor de um concurso de projetos e que a população possa se inteirar, porque nada foi a público, não sabemos se houve licitação. As licitações precisam ser abertas. Isso devia ficar claro nos editais. Há uma falta de planejamento constante”, afirma a presidente do conselho.
Tânia acredita que o projeto trará impacto paisagístico e urbano. ”O que me preocupa é a questão do saneamento básico. Além disso, vai criar uma barreira visual. A gente defende uma área livre, como um mirante, uma praça de contemplação, nada que tirasse a visão do horizonte”, finaliza.
A Ordem de Serviço para o Marco Referencial foi assinada no dia 19 de dezembro de 2016, pelo governador Renan Filho. O espaço irá substituir o Iate Clube, mais conhecido como Alagoinhas. O local terá 3.500m² e capacidade para 1.500 pessoas. Na primeira fase, a obra teve um investimento de R$ 9,3 milhões.
Marco Referencial de Maceió terá capacidade para 1.500 pessoas
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
