PC registra aumento de 49% nas denúncias de violência contra a mulher em AL

Um levantamento de dados dos últimos dois anos das ocorrências registradas nas Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) revelou um aumento nas denúncias de violência contra a mulher em Alagoas. Segundo os dados da Assessoria Técnica de Estatística e Analise Criminal da Polícia Civil, órgão ligado à Gerência de Estatística e Informática (Geinfo), em 2015 a Polícia Civil registrou 5.273 ocorrências, enquanto que em 2016 esse número passou para 7.870, um aumento de 49%.
Atualmente a PC conta com três delegacias especializadas em defesa da mulher, sendo duas na Capital e uma no interior, na cidade de Arapiraca.
“A ampla divulgação na mídia e o aumento de debates relacionados aos crimes contra mulher, tem contribuído para que o tema ganhe apoio popular e que qualquer que seja a violência, psicológica ou física, precisa ser denunciada e exposta, e nós da Polícia Civil estaremos sempre prontos para realizar o procedimento necessário que, após conclusão, será encaminhado ao Ministério Publico e ao Poder Judiciário”, frisou a delegada-geral adjunta Kátia Emanuelly.
A delegada reforça ainda que o atendimento qualificado tem propiciado ao encorajamento das mulheres em procurar as delegacias da Polícia Civil para denunciar os casos de violência, o que tem contribuído para o aumento no numero de registros.
Em 2016, as DDMs receberam 1.921 registros de ameaças, 159 de denúncias de injuria e 1.460 de lesão corporal. No mesmo período, em 2015, foram registradas 1.274 ameaças, 98 injúrias e 893 lesões corporais. Estupros denunciados durante todo o ano de 2015 foram 36, e em 2016 o número aumentou para 55.
A Lei Maria da Penha ampara a mulher em situação de violência. Após o registro da ocorrência, é possível garantir medidas protetivas de urgência, como a não aproximação do agressor, evitando que o autor da violência mantenha contato com a vítima.
Além das especializadas, a PC disponibiliza três Núcleos de Atendimento à Mulher localizados nas cidades de Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos e Maragogi, que possuem policiais e delegados qualificados para lidar com as mulheres vítimas de violência. Nos locais onde não há Núcleo DDM, a ocorrência é atendida pelas delegacias distritais, onde a mulher registra queixa e recebe auxílio adequado.
Na capital a Delegacia de Defesa da Mulher 1, localizada no Centro, temo como titular a delegada Paula Mercês; a DDM 2, situada no bairro do Tabuleiro dos Martins, é comandada pela delegada Cássia Mabel. Em Arapiraca, a responsabilidade da DDM é com a delegada Rosimeire Gomes.
Atualmente, a Polícia Civil de Alagoas possui 25 delegadas, 91 escrivãs e 279 agentes.
Veja também
Últimas notícias

Mesmo na base de JHC, Kelmann reforça compromisso com reeleição de Flávia Cavalcante

Prefeitura de Maceió divulga novas classificações de riscos pararisc

“Ele não é amarrado ao JHC”, diz Kátia Born sobre aproximação de Aldo Loureiro com Prefeitura de Maceió
Petistas tentam apaziguar mal-estar interno de olho na candidatura de Paulão ao Senado

Defensoria ajuíza ação contra fechamento repentino de agência do Bradesco em Batalha

Samba no Beco promete movimentar bairro do Jaraguá neste domingo (23)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
