Geral

Vigilância Sanitária Estadual vai inspecionar tanques de carros-pipa

Por 7 Segundos com assessoria 22/03/2017 15h03
Vigilância Sanitária Estadual vai inspecionar tanques de carros-pipa
Carros pipas bloqueiam ponto de abastecimentos em Pariconha. - Foto: Cortesia

Setenta e sete municípios alagoanos estão em estado de emergência devido à estiagem prolongada, o que tem tornado a água escassa. Por conta dessa situação, a saída tem sido contratar carros-pipa para abastecer a maioria das cidades. Para garantir que o transporte da água seja realizado com qualidade, a Vigilância Sanitária Estadual vai inspecionar caminhões nesta quinta (23) e sexta-feira (24), a partir das 8h, no pátio do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), no Distrito Industrial, em Maceió.

A fiscalização dos tanques dos carros-pipa já é feita de forma rotineira, mas nesse momento a determinação é ter uma atenção redobrada, em razão da situação de desabastecimento por que passam os municípios. De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, houve uma inspeção em Igaci, onde foram averiguados os carros-pipa do Agreste e Sertão.

O processo de inspeção acontece em três etapas, sendo uma para análise de documentos e do número de série do veículo e a última  para a inspeção externa do tanque, para ver se existem furos, amassados, vazamentos ou pontos de ferrugem.

Uma das recomendações é que o tanque também deve possuir uma tampa de inspeção e passagem que permita a entrada de uma pessoa para realizar a higienização ou a inspeção. Além de uma borracha de vedação para evitar a entrada de insetos e roedores que possam contaminar a água.

Outro ponto analisado é a matéria-prima que o tanque foi produzido, uma vez que ela deve ser constituída de aço inoxidável ou de um material anticorrosivo. Assim como o endereço, telefones para contato do responsável devem estar visíveis no tanque, assim como as palavras: “Água Potável”. Após a inspeção e a aprovação do tanque, a Vigilância Sanitária Estadual emite o alvará sanitário, com validade de um ano” salientou Bezerra.