Vigilância Sanitária Estadual vai inspecionar tanques de carros-pipa
Setenta e sete municípios alagoanos estão em estado de emergência devido à estiagem prolongada, o que tem tornado a água escassa. Por conta dessa situação, a saída tem sido contratar carros-pipa para abastecer a maioria das cidades. Para garantir que o transporte da água seja realizado com qualidade, a Vigilância Sanitária Estadual vai inspecionar caminhões nesta quinta (23) e sexta-feira (24), a partir das 8h, no pátio do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), no Distrito Industrial, em Maceió.
A fiscalização dos tanques dos carros-pipa já é feita de forma rotineira, mas nesse momento a determinação é ter uma atenção redobrada, em razão da situação de desabastecimento por que passam os municípios. De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, houve uma inspeção em Igaci, onde foram averiguados os carros-pipa do Agreste e Sertão.
O processo de inspeção acontece em três etapas, sendo uma para análise de documentos e do número de série do veículo e a última para a inspeção externa do tanque, para ver se existem furos, amassados, vazamentos ou pontos de ferrugem.
Uma das recomendações é que o tanque também deve possuir uma tampa de inspeção e passagem que permita a entrada de uma pessoa para realizar a higienização ou a inspeção. Além de uma borracha de vedação para evitar a entrada de insetos e roedores que possam contaminar a água.
Outro ponto analisado é a matéria-prima que o tanque foi produzido, uma vez que ela deve ser constituída de aço inoxidável ou de um material anticorrosivo. Assim como o endereço, telefones para contato do responsável devem estar visíveis no tanque, assim como as palavras: “Água Potável”. Após a inspeção e a aprovação do tanque, a Vigilância Sanitária Estadual emite o alvará sanitário, com validade de um ano” salientou Bezerra.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
