Capital

TCE vai participar de força-tarefa nacional para analisar contas eleitorais

Por Ascom TCE/AL 30/03/2017 07h07
TCE vai participar de força-tarefa nacional para analisar contas eleitorais
TCE vai participar de força-tarefa nacional para analisar contas eleitorais - Foto: Ascom TCE/AL

Os Tribunais de Contas dos estados e municípios brasileiros vão formar uma força-tarefa para ajudar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na análise das prestações de contas de partidos políticos cujos processos estão em vias de prescrição. O apelo foi feito pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, em reunião realizada nesta terça-feira (28), em Brasília, com a presença de mais de 20 presidentes de TC’s de todo o Brasil, inclusive a de Alagoas, conselheira Rosa Albuquerque.

Também participaram do encontro, promovido pelo presidente do TSE, os presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do  Brasil (Atricon), Valdecir Pascoal.

Pelo que foi proposto, os autos serão digitalizados pelo TSE e distribuídos aos Tribunais de Contas pela Atricon e pelo TCU. 

Daí, então, a força-tarefa dos TCs vai analisar todos os processos até o final do ano. “Nossos quadros de servidores têm a expertise necessária a essa análise, de modo que, como o apoio de todos os Presidentes, vamos atender prontamente a essa convocação feita pelo TSE. Será uma importante contribuição dos Tribunais de Contas à Justiça Eleitoral e à democracia brasileira”, afirmou Valdecir Pascoal.