Promotoria de Justiça firma TAC para regularizar fornecimento de água em Colônia Leopoldina
A fim de regularizar o fornecimento de água em Colônia Leopoldina, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) firmou, nesta quarta-feira (5), um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Prefeitura do Município e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Os moradores da cidade reclamam da ausência do serviço e cobrança de valores indevidos nas faturas de pagamento.
Sob o comando do promotor de Justiça de Colônia Leopoldina, Ivan Viegas Renaux Andrade, a assinatura do TAC fará com que a Prefeitura Municipal finalize, em até 120 dias, contrato de concessão do serviço de fornecimento de água e esgoto com a Casal.
A companhia de saneamento, por sua vez, comprometeu-se a fornecer diariamente água por meio de carros-pipa, com cronograma a ser estabelecido em até 20 dias. Nos lugares em situação crítica, o início do serviço será imediato. O uso dos veículos para abastecimento prosseguirá até a total regularização do fornecimento de água encanada.
Segundo o TAC, a Casal também instalará registros de manobra em até 20 dias, mesmo prazo para identificar os pontos de desvio do recurso hídrico e instalação de bombas privadas na rede de distribuição. Sobre os equívocos nas faturas de pagamento, a companhia se comprometeu a priorizar o atendimento aos consumidores que aleguem cobrança de “ar” pelos hidrômetros e outros casos de irregularidades na conta de água.
Loteamentos e barragens
O termo de ajustamento de conduta destaca a normatização dos serviços de fornecimento de água dos loteamentos Belo Jardim e José Maria Quirino, bem como a limpeza das barragens Canto Escuro e São Pedro.
Para isso, a Casal se comprometeu a tomar as medidas necessárias para a reativação do reservatório de água localizado no primeiro loteamento, instalando bomba d'água adequada ao suprimento da demanda, em até 90 dias. Neste período, a companhia atenderá as necessidades emergenciais da população com o fornecimento do líquido por carro-pipa.
No que se refere ao loteamento José Maria Quirino, a Casal designará equipe técnica para identificar as razões da deficiência de abastecimento de água na comunidade, combatendo eventuais desvios. Por sua vez, a Prefeitura se comprometeu a reativar a lavanderia existente no loteamento no prazo de 30 dias, devendo a companhia de abastecimento analisar a qualidade da água fornecida no local.
Tal como no Belo Jardim, a Casal dará atendimento prioritário ao loteamento José Maria Quirino, suprindo as necessidades emergenciais com o fornecimento regular de água por carro-pipa e aplicação de descontos com tarifas sociais.
Por fim, a companhia realizará limpeza das barragens de Canto Escuro e São Pedro. A ação deve durar 48 horas e ser iniciadas em 20 dias. Diante da limitação do fornecimento de água na ocasião da limpeza, a Prefeitura se comprometeu a divulgar a suspensão do serviço.
Penalidade por descumprimento
O eventual descumprimento do TAC implicará no pagamento de multa no valor de R$ 5 mil por dia de inadimplência. Os recursos decorrentes da penalidade terão como destino a reconstituição dos bens lesados.
“Evidentemente que este termo não inibe ou restringe as ações de controle, fiscalização e monitoramento de qualquer outro órgão público, nem limita ou impede o exercício por ele de suas atribuições e prerrogativas legais e regulamentares”, ressaltou o termo assinado pelo promotor de Justiça Ivan Viegas.
Também assinam o TAC o prefeito da cidade, Manuilson Andrade dos Santos, presidente da Câmara Municipal, Jorge Alexandre da Silva, e representantes da Casal.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
