Em crise, Hospital Portugal Ramalho tem dificuldades para remarcar consultas

A informação de que o único hospital psiquiátrico de Alagoas será fechado e está com dificuldade para remarcação de consultas preocupa os pacientes que precisam de atendimento médico da unidade hospitalar. O Hospital Escola Portugal Ramalho tem mais de 30 anos de existência e muitos usuários estão preocupados como ficará o atendimento.
Segundo Marcos Pitombeira, paciente da unidade de saúde, o hospital só tem prestado assistência médica com o plantonista. “Sempre procurei o Portugal Ramalho para me tratar e eles alegam que não tem médicos para atender e só existe o plantonista, que só dá os medicamentos para poucos dias”, disse Pitombeira.
Outro que precisa de atendimento é o aposentado José Dimas Tenório. “A cada quatro meses eu preciso de retorno médico para acompanhar meu tratamento, mas a assistência social do hospital relatou para todos os pacientes que não tem mais agenda para este ano. Estou me sentindo abandonado”, declarou o aposentado.
Segundo o diretor do hospital, Audenis Peixoto, há uma questão na unidade devido ao número de médicos que se aposentaram. “Nós temos um número baixo de médicos e as consultas estão sendo marcadas com uma distância muito grande e nós não temos condições de ter novos pacientes e nem a garantia de retorno em tempo menor”, falou Peixoto.
Desde 2010 há um projeto que visa transformar o Hospital Portugal Ramalho em um hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Ciências Médicas de Alagoas, a Uncisal. Em 2015, o governador Renan Filho anunciou a decisão.
O fechamento da unidade está previsto para este ano, mas não tem data marcada. A partir de então, os pacientes passarão a ser atendidos pelos Centros de Apoio Psicossociais (CAPS) que são de responsabilidade do município.
Maceió tem seis unidades de CAPS, com atendimento médico de urgência e sem internação, sendo que duas estão se adequando para funcionar 24 horas e receber os usuários do Portugal Ramalho.
A coordenadora de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, Tereza Tenório, diz que o município aguarda do governo uma lista com os nomes dos pacientes. “Estamos aguardando esse material para começarmos as transferências. Precisamos identificar o território dos pacientes para poder inseri-los na rede de atendimento”, informou a coordenadora.
Segundo informações apuradas pelo 7 Segundos, as marcações de consultas do Hospital Portugal Ramalho serão realizadas até outubro.Depois disto, de acordo com a fonte, não se sabe quais as medidas que serão tomadas.
De acordo com a assessoria de comunicação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o projeto, que visa transformar o Portugal Ramalho em um hospital maior, será executado em longo prazo e serão incluídas outras especialidades médicas.
Últimas notícias

Cantor sertanejo é executado a tiros por criminosos disfarçados de PMs

Policial penal que atirou em entregador é preso no Rio de Janeiro

Programa Celular Seguro recuperou 1.483 aparelhos desde janeiro; veja se o seu está na lista

Polícia Civil investiga homicídio de mulher encontrada morta em estrada vicinal

Alurb realiza intervenções em árvores no bairro da Gruta de Lourdes

Banhistas registram aparição de baleiras-jubarte no Pontal do Peba
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
