Litoral Norte de Maceió deve ganhar área de conservação marinha
O trecho entre os bairros Garça Torta e Ipioca, no Litoral Norte de Maceió, é uma região onde a conservação da fauna e da flora deve ser ampliada nos próximos meses. Com espécies ameaçadas de extinção, a exemplo de tartarugas, aves e mamíferos aquáticos, a zona costeira deste trecho foi estudada pelo Instituto Biota, uma ONG que, após levantamento técnico, propôs a criação da unidade de conservação. O projeto está sendo apoiado e contará com a participação da Prefeitura de Maceió na execução, por meio de intervenções em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds).
Em reunião com representantes do Biota, o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres, assinou um termo de compromisso que garante o empenho da pasta nos próximos passos do projeto. Segundo enfatizou o gestor, o apoio às ações da ONG acontece desde o início da gestão do prefeito Rui Palmeira e a assinatura do documento reforça o trabalho do Município em defesa do meio ambiente e na promoção da sustentabilidade. “Reafirmamos a parceria por entendermos a importância do trabalho realizado pelo instituto. É dessa forma, caminhando junto à sociedade civil organizada, que o poder público deve avançar em questões importantes, como é o caso da conservação neste trecho do litoral de Maceió”, disse.
Presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis explicou que o estudo durou mais de um ano e a proposta técnica para a unidade de conservação foi elaborada para ampliar a proteção do Litoral Norte. A área, segundo o biólogo, apresenta uma grande concentração de desova de tartaruga, além da alimentação e reprodução de mamíferos aquáticos, como o peixe-boi e golfinhos. “A Arie é uma forma de criar mais um espaço de proteção e, a partir da instalação, vamos elaborar o plano de manejo com a participação da sociedade e do poder público. Propomos agora a criação da unidade de conservação e posteriormente seguiremos com a elaboração do plano para fazer o regramento de utilização da área”, esclareceu.
Unidade de conservação
De acordo com a proposta técnica, a Arie Costeiro Marinha das Tartarugas se estende por uma área de 50,056 km². Segundo o estudo, o trecho é extremamente relevante para a proteção de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, de ocorrência comprovada na localidade, tais como tartarugas marinhas, aves marinhas e mamíferos aquáticos, além de diversos tipos vegetacionais do bioma Mata Atlântica.
A região pouco habitada é banhada por sete rios, situados entre o Riacho Garça Torta e o Rio Sauaçuí, apresentando estuários, manguezais, restingas, praia e fragmentos de floresta ombrófila densa atlântica, que possuem alta importância social e econômica por oferecerem diversos serviços ecossistêmicos importantes para o abastecimento de água e alimentos na região, além de serem fontes de renda, lazer e beleza natural.
A proposta técnica também aponta que a criação da unidade de conservação no Litoral Norte naquela área visa a garantia e melhoria dos serviços ambientais para a comunidade, destacando, ainda, que a localização da Arie, inserida em uma área urbana, pode atuar como um facilitador para o cumprimento de algumas diretrizes que regem o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), como a “participação efetiva das populações locais na criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação”.
A criação e implantação da Arie também possibilitará a implantação de outros mecanismos capazes de orientar a população local para o uso sustentável dos recursos naturais e convívio livre de conflitos com a conservação ambiental, bem como diversificar as fontes de renda da região. O principal instrumento da implantação da unidade é o Plano de Manejo, que será elaborado com a participação de universidades, empresas, associações civis e ONGs que atuam localmente, no prazo de cinco anos da criação da unidade.
Últimas notícias
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Homem rouba iPhone de cidadão embriagado, vende por R$ 150 e é preso em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
