TJ determina transferência de presos que excedem capacidade de delegacias
O desembargador Alcides Gusmão da Silva, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), determinou que todos os presos que excedam a capacidade das carceragens do Complexo de Delegacias Especializadas (Code) e da Central de Flagrantes III sejam transferidos imediatamente para o Sistema Penitenciário. A decisão foi publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (8).
O desembargador também proibiu o recebimento de novos presos além do potencial das delegacias, que é de até oito custodiados no Code e dez na Central de Flagrantes III, conforme já acordado entre as partes.
De acordo com os autos, a medida liminar foi indeferida pelo juízo de primeiro grau, pois o magistrado entendeu que a providência requerida poderia levar caos às penitenciárias estaduais.
Contudo, a Defensoria Pública Estadual alega que não foi levada em consideração a superlotação das unidades, pois celas que deveriam comportar até quatro custodiados, atingem 18; a ausência de condições sanitárias mínimas para funcionamento, com presença de baratas e roedores nas celas, fornecimento de alimentação estragada e inexistência de local para banho de sol; e a total falta de segurança, que gera frequentes tentativas de fuga em massa, inclusive algumas consumadas.
“As evidências colacionadas aos autos, portanto, permitem formular o convencimento no sentido de que as unidades apontadas na exordial funcionam com frequente superlotação, fragilidade na segurança e condições sanitárias precárias, o que gera um contexto de grave e iminente risco aos custodiados, aos profissionais que lá desenvolvem suas atividades, e até à população que reside nas proximidades”, disse o desembargador Alcides Gusmão, na decisão.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
