Temer assume a negociação para reaproximar Renan do governo
Temer quer compromisso de apoio às reformas
O presidente Michel Temer recebe na 3ª feira (9.mai.2017) senadores da bancada do PMDB. O encontro é uma tentativa de reaproximação do governo com o líder da sigla no Senado, o ex-presidente da Casa Renan Calheiros (PMDB-AL). A reunião será no Palácio do Planalto, às 11h.
Todos os senadores peemedebistas foram convidados para o encontro com Temer, inclusive Renan. O líder do governo na Casa e ex-ministro, Romero Jucá (PMDB-RR), foi o porta-voz do encontro. Telefonou para senadores da sigla para marcar a reunião.
Temer quer o compromisso do seu partido no Senado para apoio às reformas. O presidente ainda encontra dificuldades na Câmara, onde o PSDB é mais fiel ao governo que o próprio PMDB.
“VAI SER 1 TESTE”
O encontro servirá para mostrar como se divide a bancada. “Vai ser 1 teste. Quem não for, vai gerar uma certa suspeição”, disse reservadamente 1 senador peemedebista. “Pode até ter outra motivação [a ausência], mas vai ser insensível ao apelo do presidente.”
Os senadores ligados ao presidente Michel Temer insistiram num encontro da bancada com o presidente. Jantares como o realizado na casa da ex-ministra Kátia Abreu (PMDB-TO) eram vistos como improdutivos. Queriam 1 local oficial para poder contestar o posicionamento de Renan como uma reivindicação da bancada e também do governo.
Parte da bancada do PMDB pensa em demover Renan do cargo de líder. O partido é o mais numeroso no Senado, com 22 cadeiras ocupadas. Representa mais de 1/4 dos votos na Casa.
RENAN NA OPOSIÇÃO
Renan tem criticado o Planalto recentemente. Em 3 de abril, o ex-presidente do Senado disse que “o último governo que guarda alguma relação com o que acontece no Brasil foi de Artur Bernardes (presidente de 1922 a 1926), considerado o governo da vingança. No Século 21 isso não pode mais se repetir.”
O peemedebista sugeriu que poderia deixar a liderança da bancada para combater as reformas apresentadas pelo governo Temer. “Você só é líder de bancada quando verbaliza o pensamento majoritário. Agora, se for incompatível defender os trabalhadores com o exercício da liderança, vocês não duvidem o que vai acontecer”, declarou. “Não podemos permitir que esse desmonte se faça no calendário que essa gente quer”.
A senadora paulista Marta Suplicy (PMDB) convidou todos os colegas de partido no Senado para 1 jantar amanhã (9.mai). O assunto também deve derivar para liderança da bancada.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeo mostra momento em que motociclista morre ao cair do veículo na BR-101 em Messias
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
