'Modelo acabou', diz ministra Cármen Lúcia sobre sistema de execução penal do país
!['Modelo acabou', diz ministra Cármen Lúcia sobre sistema de execução penal do país](https://img.7segundos.com.br/abdFEJG3MBk3yuBIo5BTIZ-x-K8=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/72653-carmem_jpg.jpeg)
A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta segunda-feira (15) em Fortaleza que o Brasil utiliza atualmente um sistema penitenciário e de execução penal obsoletos.
"O sistema de execução penal e a forma com que a pena se dá, no mundo inteiro, de uma forma geral - mas eu sou cidadã brasileira, juíza brasileira, meu compromisso portanto é aqui -, é no sentido de que o modelo acabou. No caso brasileiro, de uma forma mais drástica talvez que em outros lugares", afirmou a ministra.
A ministra do STF visitou Fortaleza para implantar uma unidade da Associação de Proteção de Assistência aos Condenados (Apac), que presta assistência para presos. No Ceará, a unidade será a primeira do país voltada para garotas adolescentes. A unidade no estado deve ser concluída até o fim deste ano e conta com uma estrutura própria para abrigar as jovens apreendidas. Conforme a ministra, o Poder Judiciário é responsável por conferir se os apenados cumprem a reclusão conforme a legislação.
"Em 1982, eu já disse isso várias vezes, o Darcy Ribeiro dizia que, se os governantes de então não construíssem escolas, 20 anos depois eles fariam penitenciárias todos os dias sem dar conta de cumprir o que era necessário. E o vaticínio se cumpriu", afirmou Cármen Lúcia.
De acordo com a ministra, as penintenciárias brasileiras não cumpriram a lei ou a Constituição "nas últimas décadas", o que gerou a crise no sistema prisional. "Se eu cometo um erro no Imposto de Renda, eu pago por isso; alguém que mata uma pessoa tem que pagar por isso e cumprir uma pena. Entretanto, tem que cumprir uma pena nas condições que a Constituição estabelece, e a lei penal estabelece. Isso não é cumprido no Brasil", afirmou.
"Se um preso é um problema, um adolescente é maior ainda, porque tem todos os problemas da juventude, é um caso de salvação da pessoa. Estamos numa sociedade que um adolescente ou vai namorar a minha sobrinha-neta ou vai matar a minha sobrinha-neta. É essa a sociedade que nós temos, e é essa a sociedade que estamos trabalhando."
49 jovens apreendidas
A defensora geral do Ceará, Mariana Lôbo, afirmou que atualmente o Ceará tem 49 garotas apreendidas, abrigadas no Centro Socioeducativo Aldaci Moura, que tem capacidade para 40 pessoas. Das 49 jovens, 30 são provisórias.
"A Apac vai colocar a sociedade no centro com medidas muito eficientes. Não há histórico de rebelião nas Apacs e o custo é três vezes menor que outros métodos", diz.
Conforme a defensora, a meta é que a associação esteja implementada no Ceará até o fim deste ano. Em relação às maiores de 18 anos, o Ceará tem atualmente 801 mulheres presas, das quais 626 são provisórias. A defensora ressalta ainda que 287 presas provisórias têm filhos menores de 12 anos.
"Tivemos recentemente uma discussão sobre isso e precisamos repensar essa prisão de presas provisórias, especialmente porque no Ceará nós temos muitas delas que são mães de crianças. É preciso que a população se envolva na crise do sistema penitenciário", acrescentou Mariana Lôbo.
Funcionamento da Apac
A Apac tem o objetivo de oferecer condições efetivas de recuperação e ressocialização de presos. O sistema estimula a participação da comunidade, trabalho, assistência jurídica, assistência à saúde e voluntariado.
De acordo com a associação, esse modelo de assistência tem baixo custo e apresenta resultados positivos, com reincidência inferior a 15%. No sistema prisional convencional, a reincidência é de 75%.
"São muitos os recuperados, já é mais de uma centena de pessoas com quem eu convivi e achava que não era possível a recuperação, mas hoje são pessoas que terminaram a faculdade, outros têm mais dificuldade, mas estão caminhando em frente", afirma a presidente da Apac que está sendo implantada no Ceará", Ruth Leite Viana.
Atualmente há Apac no Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. A Apac do Ceará será a primeira do país voltada para mulheres com menos de 18 anos.
Últimas notícias
!['Cripto Gate': governo argentino enfrenta nova crise política](https://img.7segundos.com.br/NkseWqMu4WM-Vv8qbllN4o1TQQw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/milei.webp)
'Cripto Gate': governo argentino enfrenta nova crise política
![Mega Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$90 milhões](https://img.7segundos.com.br/pQ0a0sz1Rojx64Gh_zmRGn-iiNQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/mega-sena-1112203504-0.webp)
Mega Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$90 milhões
![Maceió gerou mais da metade dos empregos formais em Alagoas em 2024](https://img.7segundos.com.br/ljZYwTOG-gFC-fD8Ufa6lJRmrQc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/maceio-dron.jpeg)
Maceió gerou mais da metade dos empregos formais em Alagoas em 2024
![Mulher que morreu afogada em Feira Grande é identificada](https://img.7segundos.com.br/nhWWCmFExYGx9DdFgFk5FF8pOs4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/corpo-de-bombeiros-resgata-funcionario-que-teve-mao-presa-em-amaciador-de-carne-em-maceio.png)
Mulher que morreu afogada em Feira Grande é identificada
![Maior plataforma de petróleo do Brasil inicia operação no pré-sal](https://img.7segundos.com.br/q_EozI7O41u0qa9Pumg4DuVymn4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fpso-almirante-tamandare-capa-credito-divulgacao-sbm.webp)
Maior plataforma de petróleo do Brasil inicia operação no pré-sal
![Ônibus colide contra mureta na AL-220 após motorista perder o controle do veículo](https://img.7segundos.com.br/8jjhv3aChscsIgUBbM9rRerwoeQ=/100x80/right/middle/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/9c044a89-d6ac-459a-921a-6a5bffa5d12d.jpg)
Ônibus colide contra mureta na AL-220 após motorista perder o controle do veículo
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)