Polícia

Bandidos se aperfeiçoam, ficam mais violentos e roubo de celulares cresce em Maceió

Por 7 Segundos - Maceió 23/05/2017 06h06
Bandidos se aperfeiçoam, ficam mais violentos e roubo de celulares cresce em Maceió
Delegado chama a atenção para a violência de alguns bandidos - Foto: Arquivo

Os números chamam a atenção. O alto índice de aparelhos celulares roubados em Maceió desperta a atenção da polícia que não tem dúvidas que o comércio de compra e venda de aparelhos sem nota é próspero e é uma das modalidades de crime que é praticado em qualquer local e a qualquer hora.

Dados da Delegacia de Roubos de Maceió (DRM) indicam que de janeiro até março desse ano 415 celulares foram roubados na capital. O número, acredita-se, é bem maior, uma vez que muitas das vítimas não procuram a polícia para formalizar a denúncia. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 172 roubos.

Segundo o delegado Tiago Prado, da DRM, a polícia tem identificado muitos dos criminosos especializados em roubos de telefone e os que são presos confessam que roubar celular se tornou fácil pela desatenção das pessoas.

“A gente tem conhecimento que muitas pessoas, principalmente as adolescentes, teimam em exibir os celulares por onde andam, nos pontos e dentro dos ônibus, nas praias e praças. Isso é errado, pois os bandidos ficam observando e atacam", informou.

"Outra potencial vítima é quem fica dentro de ônibus ouvindo música ou conversando. As quadrilhas mantém olheiros nos coletivos e quando veem alguém com um celular interessante avisam o comparsa que muitas vezes segue o ônibus de moto e quando a vítima desse no ponto é atacada”, complementou o delegado.

Tiago Prado também revelou que existe um ‘comércio’ negro nos presídios.

“Reeducandos, geralmente ligados ao tráfico de drogas, têm ordenado que seus comparsas, fora dos presídios, roubem celulares antigos porque não tem como ser rastreado. Quando é um celular moderno eles mandam o chip para o líder na cadeia e o aparelho levam para vender. É um grande comércio que só alimenta o crime”, afirmou Tiago Prado.

O delegado aconselha para as pessoas terem mais prudência e evitarem expor seus celulares de forma desnecessária. Ele também critica os pais dos adolescentes que aconselham os filhos andarem com celulares antigos e deixarem os modernos em casa.

“As quadrilhas estão se modernizando nessa modalidade de crime. Isso é fato. E ao mesmo tempo que estão mais astutos, também ficaram violentos. Frequentemente recebemos queixas de jovens que foram estupradas ou espancadas por essas quadrilhas. Quando o pai manda que a filha ou o filho ande com um celular barato e deixe o moderno em casa não sabe o que está fazendo. Quando os bandidos abordam alguém com roupas boas, sapatos caros e um celular de valor irrisório isso só irrita o bandido que quer a todo custo que a vítima entregue o outro celular. O bate-boca termina, algumas vezes, de forma violenta para a vítima. Outro fato que notamos é que muitas garotas escondem os celulares dentro das calças e isso tem provocado uma reação de alguns marginais que terminam praticando estupro”, revelou o delegado.  

Ainda segundo a autoridade oito bairros em Maceió lideram os registros de roubo de celulares. São o Centro, Jatiúca, Farol, Jacintinho, Benedito Bentes, Tabuleiro e Cidade Universitária.

O titular da Delegacia de Roubos aconselha que as pessoas, ao comprar um celular, só o faça mediante a Nota Fiscal, pois evita perder o aparelho se houver alguma abordagem da polícia. Outro conselho do delegado é para que as pessoas contratem através de suas operadoras o sistema de rastreamento de celular. Segundo ele, essa é a forma mais prática de se garantir a recuperação do aparelho.