Polícia Civil deve abrir investigação social sobre caso de racismo em escola da capital
A 11º Promotoria de Justiça da Capital enviou nesta sexta-feira (02) à Polícia Civil um pedido de instauração de investigação social para apurar o caso de racismo que ocorreu com uma aluna do Colégio Santa Úrsula na manhã desta quinta-feira (1°). O ofício foi encaminhado à delegada Teíla Nogueira, titular da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente da Capital (Decac)
No ofício, a promotora Cíntia Calumby encaminhou cópias de matérias relacionadas ao assunto e o print com os supostos comentários preconceituosos em redes sociais.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a autoridade policial deverá ouvir a vítima, os adolescentes que teriam escrito as mensagens com teor racista e testemunhas para só depois finalizar a investigação social.
Com a conclusão da investigação em mãos, o Ministério Público novamente vai ouvir as partes envolvidas e, na sequência, decidirá o que fazer: representar os adolescentes no campo penal; arquivar os autos ou pedir diligências sobre o caso.
Entenda o caso
Uma estudante do Colégio Santa Úrsula foi vítima de racismo após receber comentários caluniosos em uma postagem que viralizou nas redes sociais. Na foto, uma jovem negra, aluna do Colégio Santa Úrsula, é alvo de xingamentos por parte de outros jovens que seriam da mesma instituição de ensino.
Nas mensagens foram usados termos como “macaca azeda”, “cabelo tuim” e hashtag replicada varias vezes com a frase “aiquesusto”.
Um jovem chegou a recriminar a atitude das alunas e defendeu a vítima alegando que aquilo seria racismo. Outros alunos do colégio também prestaram solidariedade a menina, com cartazes e mensagens espalhadas em fotos nas redes sociais.
A mãe de uma aluna informou que uma das estudantes alvo das mensagens não teria sido a que aparecia na foto que circulava e foi compartilhada na internet.
Sobre o caso o colégio postou uma nota em uma rede social mas não disse o que faria sobre a situação.

Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
