Alerta: Após enchentes, Alagoas registra surto de leptospirose
A incidência de casos de leptospirose em Alagoas já pode ser considerada um surto e colocou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em alerta. Conforme relatório divulgado nesta terça-feira (20), entre o dia 30 de maio e ontem (19) foram identificados 55 casos suspeitos. Dos 55 casos, nove pessoas morreram. Cinco casos foram confirmados e quatro estão sendo investigados.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de animas como ratos e de veiculação hídrica. O motivo do surto, segundo a Sesau, são as enchentes causadas pelas chuvas, principalmente as registradas em Alagoas no final do mês passado.
Tirando os óbitos, dos 46 casos suspeitos 11 já foram confirmados e 36 estão sendo investigados. “Todos os anos nós esperamos um aumento no número de casos nesse período do ano, mas não esperávamos os óbitos. Os casos tendem a diminuir, mas não podemos descartar novas notificações, até porque a doença fica incubada por até 30 dias após a exposição do indivíduo”, explicou a técnica do Núcleo de Combate à Leptospirose, Silvana Tenório.
De acordo com a técnica, números próximos aos atuais foram vistos em 2010, quando a Sesau notificou 144 casos confirmando 60. “Em 2016 notificamos 36 casos confirmando 15 deles. Anteriormente, também tem sido assim com menos casos, até porque o volume de chuvas nesses anos tem sido parecido. O aumento nos casos é proporcional ao volume de chuvas como o registrado no final de maio e também em 2010”, detalhou.
A leptospirose apresenta sintomas semelhantes com a gripe e a dengue, como a febre, dor de cabeça e dores pelo corpo. Vômitos, diarreia e tosse também são sinais comuns à infecção.
“A orientação para quem foi exposto a situações como alagamentos é para que fique atento ao aparecimento de sintomas semelhantes à virose e não tente tratar-se em casa, procurando, imediatamente, uma unidade de saúde para receber atendimento adequado”, alertou a Silvana, acrescentando que no atendimento é imprescindível fazer a referência dos sintomas.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
