Alerta: Após enchentes, Alagoas registra surto de leptospirose

A incidência de casos de leptospirose em Alagoas já pode ser considerada um surto e colocou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em alerta. Conforme relatório divulgado nesta terça-feira (20), entre o dia 30 de maio e ontem (19) foram identificados 55 casos suspeitos. Dos 55 casos, nove pessoas morreram. Cinco casos foram confirmados e quatro estão sendo investigados.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de animas como ratos e de veiculação hídrica. O motivo do surto, segundo a Sesau, são as enchentes causadas pelas chuvas, principalmente as registradas em Alagoas no final do mês passado.
Tirando os óbitos, dos 46 casos suspeitos 11 já foram confirmados e 36 estão sendo investigados. “Todos os anos nós esperamos um aumento no número de casos nesse período do ano, mas não esperávamos os óbitos. Os casos tendem a diminuir, mas não podemos descartar novas notificações, até porque a doença fica incubada por até 30 dias após a exposição do indivíduo”, explicou a técnica do Núcleo de Combate à Leptospirose, Silvana Tenório.
De acordo com a técnica, números próximos aos atuais foram vistos em 2010, quando a Sesau notificou 144 casos confirmando 60. “Em 2016 notificamos 36 casos confirmando 15 deles. Anteriormente, também tem sido assim com menos casos, até porque o volume de chuvas nesses anos tem sido parecido. O aumento nos casos é proporcional ao volume de chuvas como o registrado no final de maio e também em 2010”, detalhou.
A leptospirose apresenta sintomas semelhantes com a gripe e a dengue, como a febre, dor de cabeça e dores pelo corpo. Vômitos, diarreia e tosse também são sinais comuns à infecção.
“A orientação para quem foi exposto a situações como alagamentos é para que fique atento ao aparecimento de sintomas semelhantes à virose e não tente tratar-se em casa, procurando, imediatamente, uma unidade de saúde para receber atendimento adequado”, alertou a Silvana, acrescentando que no atendimento é imprescindível fazer a referência dos sintomas.
Veja também
Últimas notícias

Após atuação da DPE, Justiça garante piso salarial a agente de endemias em Arapiraca

Adolescente de 15 anos morre afogado no Lago da Perucaba, em Arapiraca

Operação Muralha de Aço transfere 175 reeducandos para Presídio do Agreste

Prefeitura realiza capacitação sobre assédio com ambulantes da orla de Maceió

Homem morre eletrocutado enquanto cortava grama em Dois Riachos

Caminhonete pega fogo e fica completamente destruída em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
