Alagoas vai implantar tradução em libras no sistema de videoconferência da Justiça
As Secretarias de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) assinaram segunda-feira (20), o termo de cooperação para implantação da tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no sistema de videoconferência da Justiça, em Alagoas.
O sistema de videoconferência será utilizado durante audiências da Justiça Estadual de Alagoas, para detentos e apenados surdos e/ou pessoa com deficiência, que se encontrem sob a responsabilidade da Seris. O Estado é pioneiro na tradução de Libras neste sistema para surdos.
O termo fortalece e fomenta os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, assegurados na Constituição, na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas (CDPD-ONU) e em seu Protocolo Facultativo, bem como nos termos da Legislação em vigor.
Faz parte das atribuições da Semudh a disponibilização de intérpretes de Libras devidamente qualificados para a realização da tradução. É competência da Seris a viabilização da infraestrutura necessária à realização das videoconferências.
“A tradução em Libras na sala de videoconferência promove os direitos humanos e a inclusão das pessoas com deficiência, assegurando a comunicação entre o surdo e a Justiça, por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL)”, afirmou a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões.
Conforme os resultados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população, sendo que 26,6% das pessoas com deficiência estão no Nordeste.
Em Alagoas, esse número é de 27,5% da população, ou seja, um percentual bem maior que a media nacional e também regional. De toda a população alagoana, aproximadamente 6% possui algum tipo de deficiência auditiva.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
