Alagoas vai implantar tradução em libras no sistema de videoconferência da Justiça

As Secretarias de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) assinaram segunda-feira (20), o termo de cooperação para implantação da tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no sistema de videoconferência da Justiça, em Alagoas.
O sistema de videoconferência será utilizado durante audiências da Justiça Estadual de Alagoas, para detentos e apenados surdos e/ou pessoa com deficiência, que se encontrem sob a responsabilidade da Seris. O Estado é pioneiro na tradução de Libras neste sistema para surdos.
O termo fortalece e fomenta os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, assegurados na Constituição, na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas (CDPD-ONU) e em seu Protocolo Facultativo, bem como nos termos da Legislação em vigor.
Faz parte das atribuições da Semudh a disponibilização de intérpretes de Libras devidamente qualificados para a realização da tradução. É competência da Seris a viabilização da infraestrutura necessária à realização das videoconferências.
“A tradução em Libras na sala de videoconferência promove os direitos humanos e a inclusão das pessoas com deficiência, assegurando a comunicação entre o surdo e a Justiça, por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL)”, afirmou a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões.
Conforme os resultados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população, sendo que 26,6% das pessoas com deficiência estão no Nordeste.
Em Alagoas, esse número é de 27,5% da população, ou seja, um percentual bem maior que a media nacional e também regional. De toda a população alagoana, aproximadamente 6% possui algum tipo de deficiência auditiva.
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
