Brasil

Pai se enrola em colchonete com filho, provoca incêndio e os dois morrem

Por Folha de São Paulo 10/07/2017 09h09
Pai se enrola em colchonete com filho, provoca incêndio e os dois morrem
Cleriano Jose da Silva, 31, e o filho de cinco anos - Foto: Reprodução

Um incêndio terminou com a morte de pai e filho em cidade Tiradentes, na zona leste da capital paulista, na noite deste sábado (8).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Cleriano José da Silva, 31, teria planejado a própria morte e a do filho dele, de cinco anos.

Segundo o boletim da polícia que relata a ocorrência, o suspeito se enrolou junto ao filho num colchonete banhado de combustível e ateou fogo.

O crime ocorreu numa casa da rua Salvia. As labaredas se alastraram rapidamente e causaram graves queimaduras nos corpos de pai e filho.

A criança chegou a ser socorrida ainda com vida do local e foi levada às pressas para a unidade do Hospital Santa Marcelina na região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda durante o atendimento.

Antes de cometer o crime, Cleriano pegou o filho na casa da ex-mulher, por volta do meio-dia deste sábado. Ele teria que devolver o garoto à mãe por volta das 16h.

Como não cumpriu o combinado, a ex-mulher acionou a polícia. Uma equipe da PM foi até a residência de Cleriano e encontrou o local fechado e com as luzes apagadas.

Após algumas tentativas frustradas em estabelecer uma comunicação com o suspeito, os militares resolveram arrombar a casa. Nesse instante, segundo a SSP, ouviu-se uma forte explosão.

No trabalho de resgate, dois policiais militares se feriram. A dupla, ainda de acordo com a pasta da segurança, foi medicada e passa bem.

Pai e filho foram encontrados com os corpos queimados na garagem da residência. A perícia feita pelo Instituto de Criminalística no local constatou que foi usado um combustível, sem especificar o tipo do produto, para produzir o incêndio.

Os crimes cometidos foram registrados no 49º DP (São Mateus) como homicídio qualificado, explosão, lesão corporal e suicídio. A polícia não soube informar se Cleriano da Silva tinha ficha criminal. A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias que levaram o homem a cometer o incêndio.

OUTROS CASOS

Na noite deste sábado, também ocorreram outros dois incêndios, ambos sem vítimas. Um galpão com materiais recicláveis pegou fogo no Jardim Paraíso, em Cajamar (a 41 km da capital). O veículo que estava estacionado no local ficou totalmente destruído.

Em Embu das Artes, na Grande São Paulo, os bombeiros foram chamados para conter o fogo em uma casa na rua Cândido Portinari. Ninguém ficou ferido.

Já no domingo (9), um princípio de incêndio atingiu uma casa na rua Major Sertório, República, no centro. O fogo durou aproximadamente dez minutos e foi contido pelos bombeiros. Não houve vítimas.