Conselho Estadual de Saúde denuncia precarização de maternidades
O Conselho Estadual de Saúde (CES) informou nesta sexta-feira (21), que recebeu denúncias de que o Hospital do Açúcar não está atendendo grávidas em trabalho de parto por falta de Recursos, e que essa situação poderia superlotar o Hospital Santa Mônica.
O CES explicou que essa situação não poderia ocorrer, já que a Santa Mônica transferiu recentemente sua estrutura para o Hospital do Açúcar e que se nesse momento o Hospital do Açúcar não tem como atender pacientes, deve ser discutido uma solução com a gestão, porém não recusar pacientes.
Por causa da superlotação, há pacientes em macas e camas espalhados por todos os corredores da Santa Mônica. O hospital pediu por meio de nota divulgada também nesta sexta, que medidas sejam tomadas para prestar uma melhor assistência aos pacientes.
Em decorrência do fechamento do Hospital Universitário, além de eventuais problemas no Hospital Geral do Estado (HGE) e Hospital do Açúcar, a Escola Santa Mônica é agora a única unidade de referência para atendimento de gestantes e recém-nascidos de alto risco em Alagoas.
A situação pode comprometer os atendimentos na unidade já que a mesma tem mais de 40 leitos ocupados, com seis pacientes a mais que sua capacidade.
Equipes do Hospital Santa Mônica tranquilizaram as famílias e gestantes, e informaram que conta com uma equipe referenciada para atendimento de alto risco, lamentando possíveis transtornos.
A direção do local já entrou em contato com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e está tentando contato com Ministério Público para promover um trabalho que colabore para melhor assistência à saúde.
Veja também
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
