Auxiliares e Técnicos de Enfermagem paralisam atividades no Hospital do Açúcar
As tentativas de negociação entre a Secretaria de Estado de Saúde e os hospitais, referentes ao repasse de verba dos serviços prestados, seguem sem solução. Mesmo com a mediação do Ministério Público do Trabalho, o atraso se arrasta desde o segundo semestre de 2016. Tendo em vista a difícil situação enfrentada por profissionais que atuam no Hospital do Açúcar, os auxiliares e técnicos de enfermagem decidiram paralisar as atividades na unidade por tempo indeterminado.
A categoria vai manter apenas os 30% dos serviços, conforme previsto em Lei, em respeito à população que depende dos serviços da unidade hospitalar.
Segundo o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho, os funcionários do Hospital estão sem receber os salários e férias referentes ao mês de fevereiro de 2017, além de metade do décimo terceiro que ficou pendente de 2016. A direção da unidade não possui prazo para quitar os débitos com os trabalhadores justamente por conta dos atrasos nos repasses que o Estado deve realizar.
“A situação é insustentável, pois há profissionais que estão passando necessidade em casa. Iremos discutir a possibilidade de parar as atividades de imediato e só retornaremos quando houver a regularização dos pagamentos que estão pendentes”, afirmou.
O assunto voltou a ser discutido em audiência realizada no último dia 13, na 19ª Procuradoria Regional do Trabalho. Na ocasião, o procurador do Trabalho, Cássio Araújo, deu até o dia 04 de maio para que o Estado apresente uma normalização acerca da contratualização dos serviços prestados pelas unidades de saúde.
Vários hospitais enfrentam dificuldades financeiras desde o ano passado por conta dos atrasos dos repasses. Muitos deles, como é o caso do Hospital do Açúcar, dependem dos repasses do SUS para manter a folha de pessoal em dia. Em dezembro do ano passado, a Secretaria da Fazenda informou que deveria garantir, até o Natal, os repasses relativos aos meses de setembro e outubro de 2016, depois que os hospitais denunciaram que não possuíam condições de pagar o 13º salário dos trabalhadores. Apenas parte dos benefícios foram pagos aos trabalhadores do Hospital do Açúcar, que aguardam receber até hoje metade do décimo terceiro.
Assim como a ex-secretária, o novo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, reafirmou que não há condições de realizar os pagamentos no dia 15 do mês posterior à realização do serviço – reivindicação feita pelos hospitais -, mas disse que irá buscar uma solução para o problema.
O 7 Segundos entrou em contato com a assessoria do Hospital do Açúcar que informou que a unidade hospitalar reconhece o atraso salarial, mas que está trabalhando para a regularização e inclusive já havia comunicado oficialmente aos colaboradores.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
