Capital

Servidores da educação de Maceió suspendem greve

Por 7 Segundos com assessoria 28/07/2017 18h06
Servidores da educação de Maceió suspendem greve
Trabalhadores continuarão lutando pelo reajuste salarial - Foto: Reprodução

Em assembleia geral realizada na manhã desta sexta-feira (28), na sede do Sinteal, no bairro do Mutange, servidores da educação da rede pública de Maceió decidiram pela suspensão do movimento grevista. Embora tenham encerrado a greve, os trabalhadores disseram que irão continuar em defesa da pauta de reivindicações de 2017 da categoria, com destaque para o reajuste salarial de 7,64%.

No início da assembleia, a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, apresentou os informes gerais à plenária de trabalhadores informando, inclusive que o sindicato já fez a instância devida junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), solicitando dessa instituição que medie uma “audiência de conciliação” entre Governo do Estado e o Sinteal, passando a informação de que esta audiência pode ser realizada na próxima semana.

Consuelo fez uma retrospectiva da luta das últimas setenta e duas horas, que teve como mobilização principal uma série de visitas às escolas para a mobilização da categoria.

Diante da situação que se apresenta pela postura da Prefeitura de Maceió, Consuelo disse que “não dá mais para deixar o senhor Rui Palmeira, com o poder da caneta que tem em mãos, ficar deitando e rolando contra os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede pública municipal de Maceió. Nós precisamos somar forças para promover o merecido desgaste político dessa gestão e desse gestor, que, não contente em desvalorizar todas as categorias de trabalhadores e trabalhadoras, impondo um absurdo zero por cento de reajuste salarial, ainda tenta criminalizar a justa luta da educação”.

Já a secretária-adjunta de Formação Sindical, Girlene Lázaro, incentivou a categoria a “não parar a luta”. Ressaltando que existem 139 escolas na rede pública, Girlene falou da importância de debater e escolher a melhor forma de fazer a luta contra o poder e as arbitrariedades do Executivo municipal.

A fala do secretário-adjunto de Assuntos Municipais, Edilton Dantas foi para ressaltar a importância de a educação “ter representantes nossos na política, que possam defender nossos direitos”.

No final, duas propostas foram apresentadas para avaliação e votação da categoria: a primeira de suspensão imediata da greve, mas com a manutenção da luta com atividades pontuais nas escolas, comunidades, sinais de trânsito objetivando o desgaste da gestão pública de Maceió; já a segunda proposta apresentada foi a de manutenção da greve. A categoria votou e decidiu pela suspensão da greve com a continuidade da luta.

Após a decisão da categoria já ficou marcado a realização de um “Dia de Paralisação com Panfletagem”, na próxima 4ª feira (02 de agosto), com concentração às 08 horas, na Praça dos Martírios.

Ficou acertado também que o Sinteal e a categoria realizarão uma “Vigília de Luta” em frente à sede do Tribunal de Justiça, no Centro de Maceió