Seplag divulga pesquisa especial de preços para o Dia dos Pais
Em geral, produtos estão mais caros do que no ano passado; a dica é pesquisar
Faltando poucos dias para o tradicional Dia dos Pais, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), divulgou uma pesquisa de preço de produtos e artigos que, comumente, são mais procurados nesta época do ano.
Segundo a pesquisa, é possível notar que no grupo de acessórios, exceto o item óculos masculino, que não teve variação, todos os demais tiveram altas em seus preços quando comparados com o mesmo período de 2016. A gravata, por exemplo, sofreu um aumento de 39,58%; o relógio masculino apresentou variação de 12,13%; o boné cresceu 2,54% e itens ligados à perfumaria, tiveram aumento de 0,81%.
“De modo geral, o apelo emocional estimula a demanda por artigos masculinos de vários segmentos do comércio, e o Dia dos Pais é a quarta data que mais atrai consumidores anualmente, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. É normal que alguns produtos apresentem variação”, explica o supervisor de Estudos e Análises da Seplag, Gilvan Sinésio.
O levantamento também analisou produtos eletroeletrônicos, a exemplo da máquina de cortar cabelo, cujo preço teve elevação de 56%. O barbeador elétrico, item que também é bem procurado, obteve aumento de 27,32%. No caso de celulares e tablets, foi possível notar que houve variação de 15,44% e 19,36%, respectivamente.
“Outro destaque fica para a variação percentual dos artigos esportivos, no qual os itens camisa e chuteira exibiram as elevações de preços mais significativas, com altas de 4,43% e 3,71%, respectivamente”, pontua Sinésio.
Em relação aos artigos de vestuário, é possível notar que houve variação nos shorts (53,87%), jaqueta (39,46%), camisa regata (30,25%) e nas bermudas de tecido (18,50%). Cabe destacar ainda que, no grupo de bebidas, o vinho importado teve seu valor de venda acrescido em 4,52%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Dicas
Apesar das altas, existem recomendações para os filhos que desejam economizar na hora da compra. Segundo o Gilvan Sinésio, pesquisar e procurar promoções são algumas dicas que podem ser seguidas neste momento.
“Em suma, a maioria dos itens pesquisados para o Dia dos Pais tiveram um acréscimo percentual nos preços em relação ao ano de 2016. Essa pequena elevação em alguns setores se deu, principalmente, pelo aumento da demanda e das inovações tecnológicas existentes nos dias atuais. No entanto, é possível, com a ajuda de pesquisas, encontrar preços mais em conta”, completa Sinésio.
Veja também
Últimas notícias
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
