Justiça Itinerante beneficia vítimas das chuvas em Marechal Deodoro
Ação garantiu segunda via de documentos e solução de processos considerados simples

O artesão Fernando da Silva, que perdeu CPF, título de eleitor e certidão de nascimento devido aos danos provocados pelas chuvas que atingiram Marechal Deodoro recentemente, foi um dos beneficiados pelo projeto Justiça Itinerante, que viabilizou, nesta quinta-feira, a primeira ou então a segunda via de diversos documentos para milhares de pessoas.
“O que estão fazendo aqui é uma ação de melhoria enorme, porque nós que perdemos nossos documentos nessas enchentes estamos podendo recuperar tudo. Sem o documento nós somos indigentes. É essencial que a gente tenha isso”, afirmou o artesão, quando era atendido na Escola Deodoro da Fonseca, na Praça Pedro Paulino, local da ação social.
A dona de casa Lailza Correira dos Santos, também beneficiada pela Justiça Itinerante, explica que é mais prático conseguir documentos em mutirões como esse. “Estou aproveitando para pegar a carteira de identidade dos meus dois filhos de seis anos porque é muito mais rápido. Em dias normais, eu teria que ir até Maceió para fazer isso”, comentou.
Segundo o juiz e coordenador do projeto, André Gêda Peixoto Melo, o mutirão realizado em parceria com a Prefeitura de Marechal Deodoro deve atender cerca de mil pessoas. A ação, reforça o magistrado, foi solicitada pelo prefeito da cidade, Cláudio Filho, levando em consideração os prejuízos que a população teve devido às fortes chuvas.
De acordo com os dados da Prefeitura, ao todo foram cerca de mil pessoas desalojadas, 2.400 desabrigadas e mais de 29 mil pessoas afetadas em todo o município. Os alagamentos e inundações trouxeram ainda prejuízo aos prédios públicos municipais.
Parcerias e apoio do presidente Praxedes
O juiz subcoordenador do projeto, José Miranda Santos Júnior, destacou o apoio do Banco do Brasil, Instituto de Identificação, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 26ª Zona Eleitoral de Marechal Deodoro, e da Secretaria de Emprego e Trabalho.
”A Justiça Itinerante é quem faz a ligação com esses órgãos pedindo que eles façam o trabalho no dia. Mas também é incumbência do Tribunal de Justiça a parte de audiências”, relatou.
Responsável pela coordenação das ações do projeto Justiça Itinerante em todo o estado, o juiz André Gêda ratificou o apoio do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Otávio Praxedes, à ação social em Marechal Deodoro.
“O presidente do Tribunal de Justiça, Otávio Leão Praxedes, dá todo o apoio a esse tipo de ação social. Estamos implementando isso justamente para resgatar essa documentação das pessoas que perderam durante as chuvas e de outras que aproveitam a oportunidade para a aquisição desses documentos”, conta o magistrado André Gêda.
Documentação emitida no mutirão
Os documentos emitidos no mutirão são Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento. Também estão sendo realizadas audiências de casos de pequena complexidade, como divórcio consensual, ações de alimentos consensuais, ou mudança em registro por algum erro.
Últimas notícias

Homem é brutalmente agredido em briga de rua no centro de Palmeira dos Índios

Homem é preso por suspeita após agredir a mãe em Maceió

Homem com mandado de prisão por homicídio é capturado em operação no Jacintinho

TRE/AL suspende julgamento que pode cassar mandato do deputado Paulão

Deputado Fabio Costa encurrala sócio do “Careca do INSS” em depoimento à CPMI

Com o intuito de reforçar a segurança, prefeito Bebeto Barros assina ordem para curso de especialização da Guarda Civil Municipal
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
