Vereadores de Murici decidem diminuir tempo de férias por unanimidade
Câmara de Murici, é a segunda do Brasil a decidir pela extinção do recesso de meio de ano;
Vereadores da Câmara Municipal de Murici decidiram por unanimidade acabar com recesso do meio de ano, que passa a vigorar em 2018. A decisão que ocorreu na quinta-feira (18), tem o objetivo de melhorar a atuação dos vereadores com os trabalhos legislativos, que poderão ser discutidos em mais quatro sessões que irão funcionar no período de 15 de julho a 15 de agosto.
A Câmara do município, que é primeira casa Legislativa de Alagoas a tomar essa decisão contou com apoio de dez vereadores. São eles: Fabio Gaia, Janine Tenório, Irmão Deca, Buneco, Anizão, Márcio Tenório, Toinho Dentista, Fernando Tenório, Cardoso e Eduardo Oliveira.
O autor da proposta, vereador Anízio Amorim (PMDB), o Anizão, acredita que a decisão é um passo histórico e serve de exemplo para o legislativo alagoano. Para ele, esse projeto permitirá que os vereadores demonstrem que podem melhorar o funcionamento das instituições.
Além disso, outro ponto levado em consideração pelo autor, que tem discutido a proposta em encontros da União dos Vereadores do Brasil (UVB), é o fato do vereador ter o mandato diferente dos deputados federais e estaduais. Os deputados precisam do recesso para se aproximarem de suas bases eleitorais, já o vereador não tem esta necessidade por que convive com os eleitores.
“Não será nenhum sacrifício para o poder legislativo municipal realizar mais sessões. Só temos a ganhar com tal medida, já que a população cobra de cada um de nós vereadores maior desempenho”, ressaltou.
A ideia do recesso de meio ano começou a ser discutida em 2006 quando a Câmara dos Deputados aprovou uma Emenda Constitucional, reduzindo o recesso do Congresso para de 90 para 55 dias.
A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), já discutiu a proposta diversas vezes, sem nenhuma decisão. A casa ainda permanece com 90 dias de recesso parlamentar.
O recesso dos vereadores de Murici agora só ocorre uma vez por ano, entre 15 de dezembro e 15 de fevereiro.