Caos na saúde: Conselho Estadual de Saúde solicita audiência com governador
O Conselho Estadual de Saúde (CES) solicitou nesta segunda-feira (28), uma audiência com o Govenador Renan Filho, para discutir a situação da saúde pública em Alagoas, que vem sendo destaque nacional diante das denúncias de desabastecimentos nas unidades de saúde e compras sem licitação. A decisão ocorreu após uma nova denuncia de falta de materiais para realização de exames no Hospital Escola Doutor Hélvio Auto.
O presidente do CES, Jesonias da Silva disse que a situação já vem sendo denunciada há vários anos ao Ministério Público Estadual. Segundo ele, nos últimos meses, os problemas do HGE e na Maternidade Santa Mônica, tem aumentado.
Algumas providências junto a Defensoria Pública, por meio do Defensor Público, Djalma Magalhães, já foram tomadas na maternidade Santa Mônica, como a contratação de concursados e abertura de leitos na UCI neo natal.
As ações da entidade, levaram o secretário Cristian Teixeira a transferir seu gabinete de trabalho para o HGE e anunciar a compra em quantidade de medicamento, equipamentos e insumos, necessários ao funcionamento do HGE.
Novas denúncias
O CES foi informado nesta segunda-feira (28) pelo coordenador do laboratório do Hospital Hélvio Auto, que faltam tubos para realização de hemograma nos pacientes. De acordo com a denúncia, não há estoque do material e os profissionais estão buscando ajuda em outros hospitais para obter os tubos.
Para o presidente do CES, a situação é considerada calamitosa, já que não se pode viver com a falta de medicamentos recorrentes e compras emergenciais.
“ O profissional não tem medicamento nem material para trabalhar, a população também acaba sofrendo a angústia de não saber se será medicada ou atendida, por isso, precisamos discutir a saúde em todo estado, buscar alternativas para o agora”, finalizou Jesonias.
A lei estadual 7.400 de 06 de agosto de 2012, preconiza em seu artigo 1º que o CES é órgão colegiado, de caráter permanente, integrante da estrutura organizacional da SESAU, competindo-lhe atuar, no âmbito do Estado de Alagoas, na formulação de estratégias, controle, avaliação e fiscalização da execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos financeiros e econômicos.
Veja também
Últimas notícias
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Habitação apresenta balanço anual e marca avanço histórico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
