Bumba meu Boi homenageia Mestre Manoel da Marinheira nesta sexta
Exposição ‘A Floresta Encantada’ vai até domingo (3), no Complexo Cultural do Teatro Deodoro

Sucesso de público e de crítica, com a visitação recorde de mais de três mil pessoas, durante os 40 dias de espetáculo, a exposição ‘A Floresta Encantada de Manoel da Marinheira’ encerra a temporada no domingo (3), dentro do novo horário de visitação do Complexo Cultural do Teatro Deodoro.
Nesta sexta-feira (1º), às 14h, no local da exposição, a Associação dos Folguedos Populares da Zona Sul vai apresentar aos alunos de escolas públicas de Alagoas uma homenagem a Manoel da Marinheira, com a performance do bumba meu boi Força Bruta, um campeão de Carnaval, com o vaqueiro ‘toreando’ os animais gigantes em madeira da mostra.
“Não poderíamos deixar de homenagear o mestre Manoel da Marinheira, que é um dos heróis da arte popular alagoana, levando nossa cultura para o mundo inteiro. E arte se presenteia com arte. Daí o nosso prazer em homenagear este grande alagoano”, afirma Nonato Lopes, presidente da Associação de Folguedos.
A exposição é uma realização da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, com apoio do Governo de Alagoas e da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), e faz parte da programação dos 200 anos de emancipação política de Alagoas.
As esculturas da exposição fazem parte do acervo do Museu Manoel da Marinheira, localizado na Fazenda Bento Moreira, em Boca da Mata, terra natal do mestre Manoel.
O museu, de propriedade do empresário Jorge Tenório, um aficionado colecionador das obras de Manoel e da família Marinheira, tem um acervo de mais de 1.200 esculturas, de autoria do próprio mestre e de seus filhos e discípulos. A mostra expôs 60 esculturas.
Manoel deixou para a família e seus discípulos a arte de tirar dos troncos de jaqueiras inativas peças que mostram o imaginário da fauna do planeta - de miniaturas a obras colossais - como onças, leões, peixes, macacos, tatus, antas, hipopótamos, gatos egípcios, elefantes, jacarés, tubarões e esculturas compostas de grande dimensão multifacetadas.
“Com o sucesso da exposição, a Imprensa Oficial passou da intenção ao gesto, lançando Manoel da Marinheira em sua real dimensão, como um dos maiores artistas populares brasileiros, tanto para o conhecimento dos próprios alagoanos, principalmente, as novas gerações, como para o visitante e os turistas. Com esta exposição, o público pôde ver de perto a grandiosidade e o imaginário dos artistas”, afirma o presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Marcos Kummer.
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
