Municípios devem participar de consórcio para a realização de concurso público
Até agora apenas 15 municípios manifestaram interesse em aderir ao consórcio

O Procurador Rafael Rodrigues de Alcântara, titular da 3ª Procuradoria de Contas, do Ministério Público de Contas de Alagoas, expediu recomendação a todos os municípios alagoanos, com exceção da capital Maceió, para que realizem concursos públicos para provimento de cargos efetivos de seu quadro de pessoal em substituição a eventuais servidores contratados irregularmente.
O objetivo do MP de Contas é fazer com que todos os municípios participem da iniciativa capitaneada pela AMA (Associação dos Municípios Alagoas), que busca contratar em consórcio entendida de inquestionável reputação ética-profissional e sem fins lucrativos, seguindo as orientações da Instrução Normativa Nº 01/2012, do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, que disciplina a fiscalização da contratação de serviços para organização e execução de concursos públicos. Os prefeitos têm até 15 dias para informar se vão atender ou não a recomendação do MPC/AL, sendo o silêncio entendido como recusa ao seu cumprimento.
Até agora apenas 15 municípios manifestaram interesse em aderir ao consórcio, são eles: Pão de Açúcar, Belo Monte, Belém, Coité do Noia, Jacuípe, Major Isidoro, Mata Grande, Mar Vermelho, Marechal Deodoro, Palestina, Passo do Camaragibe, Quebrangulo, Senador Rui Palmeira, Traipu e Taquarana.
“A iniciativa da AMA é digna de registro e louvor pois preza pela lisura do concurso público ao eleger entidade com reputação ético-profissional e sem fins lucrativos, possibilitando aos municípios consorciados a realização concomitante de vários concursos públicos num mesmo processo, de modo a ampliar a sua propulsão e magnitude”, destacou Rafael Alcântara, salientando ainda que o consórcio tornará o certame mais célere e econômico uma vez que rateia os custos comuns da contratação.
O consórcio é uma boa oportunidade para aqueles municípios que ainda não têm em sua estrutura de pessoal os cargos de Controlador Interno, Contador e Procurador Municipal, realizarem concurso público para assim atender o art. 2º da Instrução Normativa Nº 03/2011 e art. 1º da Instrução Normativa Nº 03/2016, que determina a criação desses cargos na administração pública. “É importante lembrar que os municípios têm até o dia 31 de dezembro deste ano, para instituírem os cargos de Contador e Procurador Municipal”, alertou Alcântara.
Para o Procurador de Contas, a profissionalização da gestão pública municipal e a melhoria dos serviços públicos ofertados à população passam necessariamente pela disseminação do concurso público como a forma mais republicana, isonômica e eficiente de selecionar servidores públicos prestigiando a meritocracia. “Portanto, é salutar a adesão do maior número de municípios alagoanos ao projeto da AMA, o qual merece absoluto apoio de todas as instituições de controle, como é o caso do Ministério Público de Contas alagoano”, ressaltou.
Com a realização do certame, todos os eventuais contratos precários de servidores admitidos sem o necessário concurso público e eventuais contratos temporários celebrados fora das hipóteses constitucionais ou que excederam o prazo legal devem ser anulados, e os servidores comissionados em quantitativos excessivos e/ou desproporcionais ao número de servidores efetivos exonerados, extinguindo assim tais cargos.
Os gestores municipais que não atenderem a recomendação ministerial estarão sujeitos a sanções administrativas específicas, cujo descumprimento ainda caracterizará o dolo e a má-fé de eventual ato de improbidade administrativa e crime contra a administração pública. “A não atenção a recomendação constitui prova inequívoca de orientação prévia e cientificação do Prefeito quanto à necessidade de pautar a gestão de pessoal do Município em consonância com o princípio republicano do concurso público e a vedação da prática patrimonialista do apadrinhamento”, esclareceu Rafael Alcântara.
A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/AL de ontem (31) e em breve, os prefeitos serão notificados pessoalmente via correspondência.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
