Ministério Público pede instalação de ponto eletrônico na prefeitura de Barra de São Miguel
O Ministério Público Estadual de Alagoas estipulou um prazo de 180 dias para que o prefeito José Medeiros Nicolau, da Barra de São Miguel, implante sistema de ponto eletrônico em todas as repartições públicas. Em caso de descumprimento, haverá punição com multa diária no valor de R$ 300.
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi proposto com o intuito de verificar assiduidade dos funcionários, já que a prefeitura tem em seus quadros servidores efetivos, comissionados e contratados.
O artigo 37 da Constituição Federal diz que toda administração pública deve se basear nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Também se baseando nas normas jurídicas que tratam da duração da jornada de trabalho e dos intervalos para descanso, critérios que se constituem em medidas de saúde para prevenção à fadiga e que garantem também a higiene do trabalhador.
A promotora Stella Cavalcanti orientou que, semestralmente, seja enviado ao Ministério Público um relatório técnico que confirme que os servidores estão trabalhando de acordo com as regras legais, sem estarem submetidos a uma jornada exaustiva.
" O Ministério Público elencou as cláusulas e o prefeito, juntamente com o procurador do município, concordaram e assumiram o compromisso de colocar em prática o que preconiza o TAC em até seis meses", explicou a promotora de justiça.
Dentre os compromissos assumidos pela prefeitura, José Medeiros Nicolau garantiu adotar todas as medidas necessárias para que o sistema seja implantado e funcione adequadamente dentro dos 180 dias, ficando as chefias das secretarias municipais com a responsabilidade de promover o acompanhamento dos registros de ponto.
Ainda conforme o documento, o acordo passou a valer no último dia 5, data em que ocorreu a reunião.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
