MPT cobra contração de jovens aprendizes na construção civil de Alagoas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai realizar, nesta quinta-feira (14), às 11h, uma audiência para cobrar esclarecimentos do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Alagoas (Sinduscon) pela não contratação de jovens aprendizes no setor. A audiência será na Procuradoria Regional do Trabalho, no bairro de Mangabeiras.
O MPT constatou a irregularidade após verificar que o Sinduscon venceu uma ação judicial que proíbe a União Federal de autuar empresas do setor de construção do estado pelo descumprimento da cota de aprendizagem, na função de servente de pedreiro.
Segundo o MPT, a conduta adotada pela empresa é inadequada, visto que a função de servente consta na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), demandando a necessidade da contratação de aprendizes no percentual de 5% a 15% cujas funções demandem formação profissional.
Para o procurador Cássio Araújo, a conduta da empresa afronta direitos fundamentais assegurados aos trabalhadores. “A conduta adotada pela empresa, em tese, está revestida de caráter potencialmente molecular e afronta direitos assegurados aos trabalhadores pela Constituição Federal. Caso sejam comprovados os fatos narrados na denúncia, iremos implementar as medidas cabíveis para a proteção da ordem jurídica e dos direitos conferidos aos trabalhadores”, explicou.
Últimas notícias

Homem é esfaqueado dentro da própria casa no município de Pilar

Idosa de 70 anos morre atropelada e condutor foge sem prestar socorro no bairro do Poço

Homem é achado morto em área de manguezal no município de São Miguel dos Milagres

Após ser perseguido, homem é morto a tiros dentro de feira no Benedito Bentes, em Maceió

Carreta tomba na BR-101 e populares tentam saquear carga no município de Flexeiras

Ex-funcionárias ameaçam patroa após se inconformarem com valores de recisão em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
