Prefeitura de Maceió instala ecoponto para descarte da casca do sururu

O sururu é fonte de renda para diversas famílias em Maceió. Diariamente, são descartadas aproximadamente três toneladas de casca do molusco na orla lagunar. Resultado disso é o descarte irregular em vias públicas. Para minimizar a situação, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), instalou um ecoponto exclusivo para receber a casca do sururu.
Todos os dias, um veículo recolherá o material e encaminhará para o ecoponto. O projeto irá gerar economia para o município e contribuir com o meio ambiente. O equipamento funciona na região conhecida como Dique Estrada.
O Ecoponto faz parte de um processo pioneiro que transformará o resíduo em um composto para fortalecer o solo. O material poderá ser usado em praças, jardins públicos, agricultura, e poderá ser futura fonte de renda.
O titular da Slum, Davi Maia, reforça a importância e urgência da ação. “No Dique Estrada a coleta de resíduos é regular, mas o descarte inadequado persiste. E o maior volume é da casca de sururu. O Ecoponto é o pontapé que para que consigamos reverter esta situação de uma maneira criativa e eficaz. Estamos em teste das outras fases e esperamos que ano que vem isso já seja realidade”, diz.
O projeto foi idealizado por Ronaldo Santos, um dos estudantes premiados na primeira edição do “Maceió, Cidade Sustentável”, criado por Davi Maia quando era gestor da então Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).
Ecoponto na Pajuçara
O primeiro Ecoponto de Maceió, construído no bairro de Pajuçara, recebe resíduos de construção civil, poda e material volumoso e inservível. O equipamento funciona desde 2014 e vem apresentando bons resultados, minimizando o descarte inadequado em vias, terrenos e esquinas em sua área de abrangência, que envolve também os bairros Ponta da Terra e Ponta Verde.
Últimas notícias

Secretaria de Cultura inicia pagamento dos suplentes dos editais da Política Nacional Aldir Blanc

Cesta mágica de Curry que viralizou não aconteceu; veja vídeo por outro ângulo

Bilhete pedindo gorjeta viraliza e entregador realiza sonho da filha

Prefeita Ceci realiza entrega de novos equipamentos para o desenvolvimento de Atalaia

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp e Instagram nesta terça-feira (25)

Técnicas de enfermagem são demitidas por falsificação de atestados médicos em UPA de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
