Geral

Projeto 'Conheça o Samu' estará nesta quinta e sexta no shopping Pátio

Ação tem por finalidade levar informações à população sobre o serviço móvel de urgência

Por 7 Segundos Maceió com Agência Alagoas 28/09/2017 08h08
Projeto 'Conheça o Samu' estará nesta quinta e sexta no shopping Pátio
Programação inclui testes para medir o nível de glicemia e medição da pressão arterial dos visitantes - Foto: Arquivo/Ascom Sesau

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza mais uma etapa do projeto ‘Conheça o Samu’. Nesta quinta (28) e sexta-feira (29), das 14h às 20h, a equipe de socorristas estará no shopping Pátio Maceió, às margens da Via Expressa, ao lado da entrada do Benedito Bentes.

O objetivo é levar informações à população que mora na parte alta de Maceió e mostrar os serviços que são prestados à sociedade, aumentando a interação com os alagoanos.

Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mostrarão como atuam os profissionais para salvar a vida de milhares de alagoanos, principalmente os que são vítimas de acidentes de trânsito.

A população também receberá orientações sobre os primeiros socorros, a exemplo de queda da própria altura, sangramento (por objeto), queimadura, ataque cardíaco, quebra de braço, engasgo e choque elétrico. Serão mostrados, ainda, dados estatísticos relacionados aos tipos de atendimentos realizados e ocorrências de trotes.

O trote traz diversos transtornos e um deles é aumentar o tempo para o atendimento a quem realmente precisa do serviço. Os socorristas também vão orientar a população como e quando deve ser acionado o Samu.

O supervisor-geral do Samu, Dárbio Alvim, disse que o objetivo do projeto fazer com que a população conheça melhor os serviços do órgão e possa, também, ser parceira. “É importante que todos saibam como o serviço funciona, o que realizamos, para só ligar para o 192 em casos de atendimento de urgência e emergência”, destacou.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Samu de Maceió, Beatriz Santana, durante os dois dias a equipe de enfermagem também fará testes para medir o nível de glicemia e medição da pressão arterial dos visitantes.