Faixa Azul: entenda como será a fiscalização eletrônica
Uma das novidades que a fiscalização eletrônica trará a partir do dia 30 de setembro em Maceió é o monitoramento dos veículos que trafegam irregularmente pela Faixa Azul.
Para entender melhor como será o funcionamento e a forma correta de trafegar sem ser autuado pela fiscalização eletrônica distribuída em pontos das avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, Comendador Leão e Dona Constança, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) responde às principais dúvidas que poderão surgir entre os condutores.
O órgão trata como regra principal a ser seguida a que já vem sendo executada pelos condutores que usam a Faixa Azul de forma correta: não trafegar com o intuito de escapar da retenção de veículos nas vias ao lado. A Faixa Azul, lembra a SMTT, é de uso dos ônibus coletivos, transporte complementar, táxis e transporte escolar, este último em horários pré-estabelecidos.
“O uso da Faixa Azul pelos demais veículos é somente para acesso às demais vias ou estabelecimento comercial e residencial. Os equipamentos não vão flagrar os veículos que entrarem na faixa com o intuito de fazer esta conversão de entrar ou sair e sim aqueles que transitarem de forma que caracterize o uso indevido, utilizando-se dela para não pegar congestionamento, por exemplo”, explica o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.
Como funcionarão os equipamentos?
Os equipamentos farão a captação da placa do veículo que transitar pela Faixa Azul em um determinado ponto. Um outro equipamento mais adiante registra novamente a mesma placa do veículo que permaneceu na via, caracterizando assim o uso da faixa exclusiva e autuando pela irregularidade.
Quais serão os pontos de fiscalização na faixa azul?
Em pontos nas Avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, Comendador Leão e Dona Constança.
Em que tipo de situação os condutores poderão ser flagrados na Faixa Azul?
Qualquer condutor que for flagrado utilizando a Faixa Azul e transitar sem o propósito de acessar alguma via será autuado. O corredor é exclusivo para ônibus, táxis, transporte complementar e escolar (horários determinados), não sendo permitido utilizar a faixa para fazer ultrapassagens ou evitar o fluxo do trânsito das faixas à esquerda.
Quais as penalidades por utilizar a Faixa Azul indevidamente?
De acordo com o inciso I do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita, é uma infração leve, multa de R$ 88,38 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A fiscalização na Faixa Azul só será feita pelos equipamentos eletrônicos?
Não. Nos locais onde não tiver equipamentos de monitoramento, a fiscalização é realizada por agentes de fiscalização de trânsito.
Há chances de alguém ser multado apenas por entrar na faixa exclusiva?
Não. Para ser autuado, o veículo precisa transitar na faixa exclusiva e ser detectado por mais de um equipamento em uma distância que caracterize o uso prolongado e, portanto, indevido. Se o veículo entrar na faixa apenas para acessar alguma via, estabelecimento ou residência, não haverá penalidade ou multa para o condutor.
Se o condutor entrar na Faixa e não conseguir sair, como deve proceder?
O condutor deve ficar atento e precisa se posicionar durante o trajeto dentro da Faixa Azul para que consiga acesso à pista ao lado, deixando a faixa para passagem dos veículos permitidos.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
