Fiscalização eletrônica reduziu em 53% os acidentes no 1º semestre de 2017, diz SMTT
Estudo da OMS associa queda no número de vítimas de acidentes à redução da velocidade
Um dos efeitos objetivos da redução dos limites de velocidade no trânsito é a queda do número de vítimas de acidentes, conforme dados divulgados por organismos internacionais. Em Maceió, a situação não é diferente. A fiscalização eletrônica reduziu em 53% o número de acidentes nas ruas da capital no primeiro semestre de 2017, conforme as estatísticas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). E desde o último sábado (30), novos radares começaram a operar na cidade.
Os resultados seguem a trilha do estudo Gestão da Velocidade: um Manual de Segurança para Gestores e Profissionais da Área, da Organização Mundial de Saúde (OMS). O estudo valida recomendação do órgão, implantada nas principais cidades do mundo, como Nova York e Londres, onde a velocidade máxima chega a 32km/h nas proximidades de centros históricos
Em Maceió, a medida suscita polêmicas e embates. De um lado, estão os defensores da redução dos limites de velocidade em nome da segurança no trânsito e da preservação da vida, o que segue o entendimento da OMS. Do outro lado, há os que reclamam das multas aplicadas aos infratores e da diminuição da velocidade no tráfego.
Os gestores do trânsito, no entanto, defendem a implantação da medida e seus efeitos. “Os equipamentos de redução de velocidade são sinalizados, a SMTT realiza ações educativas para conscientizar os usuários do trânsito e só recebe multa quem ultrapassa os limites. Além disso, os resultados mostram que nosso objetivo primordial, que é diminuir o número de acidentes, tem sido alcançado”, comenta o superintendente Municipal de Trânsito, Antônio Moura.
Em Maceió, a chegada da fiscalização eletrônica obriga os motoristas a trafegar com velocidade máxima de 60 km/h, 50 km/h ou 40 km/h. O limite de 40km/h será monitorado por lombadas eletrônicas instaladas em cinco pontos onde há maior circulação de pedestres e ciclistas.
As lombadas eletrônicas foram instaladas em locais onde há grande movimentação de pedestres. Os pontos onde o motorista deve trafegar a 40km ficam nas avenidas Rotary (Gruta), Assis Chateaubriand (Pontal), Jorge Montenegro Barros (Santa Amélia), Governador Afrânio Lages (Bom Parto) e no cruzamento das ruas Melo Moraes e do Sol, no Centro.
Recomendação
A redução de velocidade nas vias urbanas é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que recomendou a adoção do limite de 50 km/h em áreas urbanas para diminuir os acidentes e melhorar o fluxo do trânsito nas cidades. E em áreas com grande movimentação de pedestres e ciclistas, a recomendação é de 30 km/h.
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
