Mais de 10 mil motoristas são multados por desrespeitar a Faixa Azul, afirma SMTT
Flagrantes de irregularidades foram registrados de janeiro a setembro deste ano
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) autuou 10.199 motoristas por circularem indevidamente na Faixa Azul. A informação corresponde ao período de 01 de janeiro a 30 de setembro deste ano.
De acordo com a SMTT, as infrações foram registradas pelos agentes de trânsito, que também continuarão atuando mesmo com a fiscalização eletrônica. Em ordem de infrações, a via onde mais foi registrado foi a Avenida Fernandes Lima, seguida pela Durval de Góes Monteiro, Comendador Leão e Gustavo Paiva.
Quanto ao uso correto da Faixa Azul, a SMTT esclarece que desde que foi criada, em 2014, qualquer condutor pode utilizá-la durante os dias úteis da semana entre às 20h e 6h, e também durante finais de semanas e feriados.
“Mesmo com a fiscalização eletrônica na Faixa Azul, nenhum condutor corre o risco de ser multado nestes dias e horários. Além desses horários, os motoristas também podem utilizar a faixa para acessar as demais vias ou estabelecimento comercial e residencial”, afirma o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.
A SMTT esclarece que para ser autuado, o veículo precisa transitar na faixa exclusiva e ser detectado por mais de um equipamento em uma distância que caracterize o uso prolongado e, portanto, indevido. Caso o veículo entrar na faixa apenas para acessar alguma via, estabelecimento ou residência, não haverá penalidade ou multa para o condutor.
“O uso da Faixa Azul pelos demais veículos é somente para acesso às demais vias ou estabelecimento comercial e residencial. Os equipamentos não vão flagrar os veículos que entrarem na faixa com o intuito de fazer esta conversão de entrar ou sair e sim aqueles que transitarem de forma que caracterize o uso indevido, utilizando-se dela para não pegar congestionamento, por exemplo”, explica Wanderson Freitas.
Os condutores que forem flagrados trafegando irregularmente na Faixa Azul, de acordo com o inciso I do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), será penalizado com uma infração leve, multa de R$ 88,38 e perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Veja também
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Polícia Científica promove emissão de carteiras funcionais para Bombeiros
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
