Sistema de Videoconferência garante justiça no sistema prisional
Após a tecnologia, o número de audiências cresceram aproximadamente 4000%
Celeridade processual, economia para os cofres públicos e aumento da segurança. Esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelo Sistema de Videoconferência implantado no sistema prisional, em agosto de 2015. A ferramenta é resultado de um trabalho em conjunto realizado pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
O sistema é um dos mais modernos do país, podendo promover a interação de até 16 pontos de videoconferência, simultaneamente. Com 70 pontos de atendimento entre Vara e Comarcas, o sistema realiza a cobertura de 85% do Estado.
Com quatro salas em funcionamento em Maceió e outras três no Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano, é possível realizar até 32 audiências por dia.
Desde o início das atividades telepresenciais, o número de escoltas para audiências foram reduzidas em quase 75%, enquanto o número de audiências intermediadas pela tecnologia cresceram aproximadamente 4000%.

Visando potencializar esse trabalho, o governador Renan Filho assinou, no dia 28 de agosto deste ano, a ordem de serviço para a construção do Primeiro Centro de Telepresença do país.
Com a obra, que deverá ser concluída em seis meses, o complexo penitenciário de Maceió contará com seis salas, todas com capacidade para 5 a 12 pessoas, tornando possível a realização de até 48 audiências por dia.
Custeado com recursos próprios do Governo do Estado, o projeto segue as normas técnicas de construção e será adaptado para portadores de necessidades especiais. O prédio contará ainda com uma estrutura moderna, sendo equipado com painéis acústicos, microfones, câmeras e TV para garantir a qualidade das audiências.
A Seris será responsável pelo aparelhamento, logística de atuação e deslocamento dos reeducandos, enquanto o Tribunal de Justiça concederá os equipamentos de telepresença.
Veja também
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
