Ministro dos Transportes assina contrato para melhorias no Porto de Maceió
Empresa vencedora da licitação concluirá obra até o primeiro semestre de 2018 e crescimento na movimentação de cargas pode chegar a 30%
O ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella (PR), assina nesta quarta-feira (11) o contrato de dragagem do Porto de Maceió junto à empresa belga Jan de Nul, vencedora da licitação. O serviço está orçado em R$ 30,8 milhões para dragagem de aprofundamento do Porto incluindo o canal de acesso, a bacia de evolução e os berços. A empresa terá um prazo de 13 meses após execução de vigência do contrato.
O ministro lembra que a obra é esperada há mais de 30 anos pelos operadores e pela comunidade portuária. "Além de possibilitar o aumento da movimentação do porto, a dragagem vai gerar emprego e terá um impacto muito grande no desenvolvimento econômico do estado. Até o fim do 1º semestre de 2018, Maceió terá um porto mais competitivo”, avaliou o ministro.
Os ganhos para a região após a conclusão da obra são expressivos. Espera-se um aumento de 20 a 30% na movimentação de cargas, o que proporcionará redução de custos e maior rapidez nas operações dos navios graneleiros, que vão passar da média atual de 40 mil toneladas por porte bruto (TPB) para até 60 mil TPB. Essa medida corresponde à diferença entre o deslocamento bruto e líquido, ou seja, o que pode ser transportado em carga ou combustível.
Além disso, a profundidade hoje está para embarcações com calado de até nove metros, com a dragagem será expandido para 11 metros, o que vai possibilitará o atracamento de navios de maior porte, o que impactará positivamente na economia voltada ao turismo da região. Já o volume estimado a ser dragado é de mais de um milhão e cem mil metros cúbicos de sedimentos.
O PORTO
Até agosto de 2017, o Porto de Maceió já movimentou mais de um milhão e meio de toneladas (60,33% exportações e 39,67% importações). O porto é o maior exportador de açúcar da região Nordeste e tem capacidade de escoar quatro milhões de toneladas por ano.
Possui 08 berços de acostagem adequados para realização de operações de carga ou descarga de mercadorias, abastecimento, movimentação de passageiros e receber suprimentos. Além disso, cinco armazéns sendo quatro externos e um interno no Cais Comercial. Sua operação é 24/7 e o canal de acesso tem 120 metros de largura.