Em Brasília, prefeitos alagoanos pedem apoio emergencial ao Governo Federal
Prefeitos pediram atenção aos cortes que o governo deve fazer no ano que vem em medidas que são obrigatórias

Como parte da mobilização nacional dos prefeitos que lutam por apoio do Governo Federal para equilibrar as contas das prefeituras, uma comitiva de prefeitos alagoanos esteve na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, na manhã desta quarta-feira (18), para reunião com os deputados federais. Os gestores mostraram a realidade financeira das suas cidades e receberam apoio da bancada alagoana.
A pauta prioritária para levar a presidência da república é o Apoio Financeiro aos Municípios. Os prefeitos do Brasil requerem à presidência a edição de uma medida provisória para um apoio financeiro aos municípios (AFM) de forma emergencial de R$ 4 bilhões.
As pautas alinhadas com a CNM foram levadas pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley. Os deputados federais alagoanos que estavam presentes na reunião assinaram e referendaram as pautas municipalistas, foram eles: Ronaldo Lessa, Artur Lira, Pedro Vilela, JHC, Givaldo Carimbão, Rosinha da Adefal, Paulão e Nivaldo Albuquerque. O Ministro Maurício Quintela também esteve presente.
As pautas entregues à Câmara dos Deputados, dizem respeito algumas leis que estão tramitando e precisam da interferência direta dos deputados para não prejudicar ainda mais as finanças municipais, como a que trata dos precatórios. A votação do piso do magistério é também fundamental.
Os prefeitos também pediram uma atenção especial com relação aos cortes que o governo deve fazer no ano que vem em medidas que são obrigatórias. No orçamento da Assistência Social, por exemplo, a projeção aponta um corte de 97,4%. Cortes também estão previstos na Saúde e na Educação.
O presidente da AMA fez uma avaliação positiva da reunião. “Recebemos o apoio dos deputados presentes e marcamos para dia 26 outra reunião com os presidentes das associações. Foi uma reunião bastante produtiva, que vai dar continuidade para uma grande mobilização nacional”, afirmou.
Além de Alagoas, prefeitos de outros estados estão se mobilizando para atender uma campanha da CNM e pressionar a bancada federal. Nos últimos meses, houve uma queda na arrecadação e isso se refletiu de maneira muito forte em todo o Brasil, com ênfase ainda maior no Nordeste, no Centro-oeste e no Norte.
Veja também
Últimas notícias

Vereadores sugerem à BRK Ambiental melhor comunicação com consumidores de Maceió

Na Europa: Artesã representa Penedo em evento internacional de bordado

Leonardo Dias se coloca à disposição para mediar negociações e busca solução para greve da Educação

Prefeito Marcelo Beltrão prestigia homenagem a atletas coruripenses na Câmara

Protesto é registrado na Praça Sinimbu, em Maceió; via foi interditada

Rodrigo Cunha acompanha flagrante de esgoto clandestino em Jacarecica
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
