Número de infrações por uso de celular ao volante cai mais de 60%, diz SMTT
O número de condutores que dirigem usando fones de ouvido ou telefone celular caiu 66% na capital alagoana. O levantamento realizado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), mostra que de janeiro até o final de setembro de 2017, foram 1.497 infrações, contra 4.521 no mesmo período do ano passado.
“A fiscalização a este tipo de infração tem sido intensificada e a SMTT espera que os condutores continuem com essa consciência e o cuidado não só com a própria vida, mas também com os vários utilizadores das vias públicas”, explica o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir utilizando celular ou fones nos ouvidos é uma infração média e custa R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com o avanço da tecnologia, a legislação de trânsito também precisou se modernizar.
Desde o final do ano passado, o CTB passou a contar com outras duas infrações relacionadas aos aparelhos celulares. Dirigir apenas com uma das mãos enquanto manuseia o telefone seja para qualquer finalidade, como acessar redes sociais, e mesmo tirar as mãos do volante, dirigir com o celular na mão, tornaram-se infrações.
Até o final de setembro deste ano, foram 2.873 condutores flagrados cometendo estes tipos de irregularidade que, além de colocar em risco a própria vida, é considerada uma infração gravíssima, custa R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
“A partir do momento que você digita enquanto dirige, você tira totalmente a atenção da vida e existem vários estudos mostrando que a distração provocada pelo uso do celular já é a terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil, perdendo apenas para o excesso de velocidade e dirigir embriagado”, afirma Freitas.
Veja também
Últimas notícias
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
